quarta-feira, 31 de dezembro de 2014

2015 NA COZINHA



2015 NA COZINHA

E pra variar, vamos passar o 2015 na cozinha ... mas, isso significa fartura, mesa cheia, muitas romãs e muita manga, afinal de contas, Ìndia, mediterrâneo e médio oriente fazem parte das nossas receitas de fogão e de vida.

Cuscuz de camarão e bacalhau

Isso significa também que família e amigos estarão sentados no banquinho do lado e não poderíamos de deixar de convidar vocês, nossos amigos de estrada. Não vão faltar o lombo, o arroz dourado de alho e as frutas.


 O Bolo de Margaridas
E conseguimos reproduzir o modelo com amarelo para o dinheiro e vermelho para muito amor em 2015.

2014 foi difícil, foi surpreendente e foi também um divisor de águas. Sobrevivemos, essa é a realidade, quase fechamos as portas, mas conseguimos superar. Por isso nessa passagem de ano, vamos abrir as portas para receber 2015.

 Os arranjos das janelas e da mesa já começaram a chegar.



Por cá vamos cozinhar as receitas famosas, da mesa e da vida, porque com tantas crises no mundo todo, o que é ruim já sabemos, então vamos preparar as soluções e as boas mesas.
Estamos cheias de esperanças para 2015, mas tratamos de mudar alguns temperos. Nós esperamos coisas boas desse novo ano, entretanto queremos chegar novos em 2015, fazendo com que o nosso alimento de corpo e de alma sejam renovados.

Por fim, continuamos sonhando, sonhos possíveis e utopias que demoram o tempo exato de serem realizadas. É possível caminhar e nós o faremos. 

Deixamos com vocês um brinde aos sonhos possíveis e que a miséria, a guerra, o preconceito e o racismo não sejam a herança e nem o destino de nenhum povo.

FELIZ 2015
Um beijo no coração de todos vocês

domingo, 21 de dezembro de 2014

FELIZ NATAL




Vem Calim, dá uma olhada na minha barraca, é humilde, mas quero que entre, vou te mostrar os bicos e rendas que faço ... “dei uns 5 passos e puxei a lona; lá estava ela, uma árvore de natal, umas das mais bonitas que eu já vi. Confesso que senti vergonha do cansaço que eu sentia e muito alegre por ver que o tão famoso natal estava ali, bem ali, naquela árvore enfeitada, no interior de uma barraca cigana.
(Porto Seguro/BA) Dezembro e 2014






É gente bonita ...
Chegou o Natal e as portas de 2015 estão quase abertas.
Foi um bom ano, um ano difícil, sofrido e cheio de ansiedade, mas foi um bom ano. Todos são bons, precisam ser e precisamos aprender cada dia mais, fazer dos dias, uma lição aprendida.

Perdemos alguns amigos, nos decepcionamos com outros, mas seguimos em frente. Não são as pessoas que nos barram, são elas que nos movem.
Completamos mais um pedaço da estrada e estamos felizes por isso. Seguimos em frente com aquele sabor de conquista. 

Temos um território “Patrimônio da Humanidade” um território legítimo, cigano, conquistado com o suor do Sr. Carlos Rezende e o Acampamento de São Gabriel – o Céu azul também. Ambos em Belo Horizonte e tivemos a honra de poder conviver mais de perto com essa situação.

Acompanhamos as portas de um novo lugar de oração e fé do povo Rromani, em Aparecida de Goiânia e assim a liberdade de credo ganha e o estereótipo perde. Parabéns Sr. Alexsandro Castilho, seu suor e seu empenho serão sempre recompensados.

Muitos de etnia rromani são hoje protagonistas ativos da etnia e isso realmente pode mudar a ótica. Foram mais de cinco conferencias, três exposições, uma semana inteira dedicada a Universidade e uma conferencia nacional.

Em 2014; a TV Brasil, lançou a melhor entrevista da televisão brasileira sobre os ciganos e os estados do Paraná, Santa Catarina, Bahia e Minas Gerais avançaram a olhos vistos. Em 2014; sai o primeiro cartaz para a saúde dos povos ciganos e o Grupo de trabalho de Educação Cigana pelo MEC.

Criamos duas Diretorias novas e por fim, o separatismos começa a ceder.
Em 2014 se cumpriu as palavras de Ana Dalila – “fiquem firmes, chegarão com tudo, mas no fim, o trabalho sério vence”; e é assim que estamos nos sentindo, reconhecidas, acolhidas, cansadas, mas extremamente felizes. Ajudamos a construir caminhos para uma política pública assertiva e isso é real. Nosso trabalho foi de fato a nossa resposta.

Construímos parcerias importantes, nos governos federais e estaduais e seguimos em frente, com duas parcerias novas no âmbito internacional.
Nessa estrada, sabemos que muitos vão ficar pelo acostamento, mas são anos reais. Hoje de fato estamos ajudando a construir um futuro melhor. Juntos; cada vez mais firmes.

Nós da AMSK; agradecemos a cada um e a todos. Essa estrada não tem mais volta e mesmo que a inveja, a intriga, a mentira; o racismo e a violência tenham sido o mote dos nossos agressores, aprendemos com isso e no fim deste ano, recebemos tudo isso traduzido em conquistas e vitórias.

Mesmo que as condições de vida de muitos seja ainda injusta e insuficiente, esperamos que as ações conjuntas possam prevalecer, que novos desafios se tornem grandes vitórias e que cada vez mais, nossa tão famosa alegria e esperança, sejam renovadas.

Cozinha dos Vurdóns - um projeto da AMSK/Brasil

sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

BOAS IDÉIAS PARA O NATAL

Estávamos pesquisando sobre entradas e achamos algumas idéias que vão nos ajudar muito. Enquanto a ceia não sai, que tal lançar mão dessas idéias. São baratas e fáceis de fazer e além de tudo isso, ficam lindas nas mesas.

Um aperitivo de pão sírio.

Queijinho, tomatinho cereja e azeitonas pretas, super colorido e todo mundo gosta.


Esses ganharam, leves, fáceis e super especiais.

E para fechar com chave de ouro, pense nesse bolinho de chocolate, chantille e morango ... perfeito.


No fundo, o que conta é essa alegria estranha que a gente sente quando se está junto e o exercício incansável de valorizarmos as novas vitórias, tentarmos encontrar e corrigir nossos erros e acreditar que tudo vai melhorar. O Natal são as pessoas ... sempre vale lembrar.


Cozinha dos Vurdóns
esquentando as panelas para 2015

(as fotos foram retiradas da net).

domingo, 14 de dezembro de 2014

LAGOSTA DE NATAL



NATAL TROPICAL


(LAGOSTA À MODA DE PORTO SEGURO)



Isso mesmo, uma lagosta fresquinha, branqueada e cozinha com pouco sal.

Abra em duas postas, no cumprimento e ainda quente, coloque manteiga em cima.

Prepare um acompanhamento com 4 tomates quadradinhos, 2 cebolas picadas de igual forma, azeite, coentro picado e fresco, 1 pimentão vermelho, um verde e um amarelo; picados quadradinho.


Misture tudo e tempere, coloque por cima da lagosta, coloque o sumo de um limão.

Testamos tb um bom pirão, pra acompanhar....maravilhoso.

A fora que fica tão lindo na mesa e combina tanto com o nosso clima, que nesse ano, ficamos com esse prato e que Deus nos ajude. 

Testado e Aprovado.

Cozinha dos Vurdóns

UMA FAROFA DE NATAL



UMA FAROFA DE NATAL




Tudo o que as romli ou rromi e as calins já tem por perto. Fizemos uma prova e passou.

Essa é uma farofa diferente e praticamente completa, se quiser experimentar, faça isso. É muito boa e saborosa.


2 xícara (chá) de grão de bico – cozido com pouco sal;

1 xícara de calabresa

Ameixa preta sem caroço;

Farinha de mandioca, azeite, azeitona; pimenta biquinho.


Coloque a calabresa no fogo e vá pingando água até que ela vá fritando e cozinhando. Acrescente o grão de bico e coloque um pouco de água; abaixe o fogo e misture. Acrescente a azeitona, a ameixa, e misture tudo.

Coloque a farinha devagar, até que tudo esteja bem misturado. Coloque a pimenta biquinho o quanto quiser e sirva.

Testado e aprovado

(a receita original é dos ciganos árabes)

Cozinha dos Vurdóns

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

SOU CIGANO - Bruno Gonçalves