quinta-feira, 31 de outubro de 2013

BASTA!!! E VOCÊ ASSINARIA A VEJA???



Queridos amigos, convocamos a todos, para participarem da blogagem coletiva DOSTA – BASTA. Uma chuva de matérias preconceituosas vem sendo lançadas na mídia, revistas e jornais de alta circulação no Brasil e no exterior...pra já, podemos dizer que é quase uma caça as bruxas, entretanto é uma caça aos ciganos.

A isso chamamos de rromafobia.
(http://www.amskblog.blogspot.com.br/2013/10/nao-ha-outro-nome-isso-chamamos-de.html)
Ao se falar de uma etnia, as reportagens colocam opiniões desqualificadas, preconceituosas e sem fundamento; ou seja, precisamos reagir. Chega de lixo na informação, afinal de contas essa conversa afeta a todos os romá no mundo todo.



Não, a vida não é um mar de rosas, mas basta de colocar a culpa de todos os problemas da Europa e do mundo nos Roma, basta de fazer de conta que quando um país subjulga os seus, coloca a pobreza por debaixo do tapete e faz de conta que pode separar o mundo em caixinhas...loiros de olhos azuis a direita, raça pura a esquerda, negros a estibordo, mulheres e idosos no canto ao lado, pessoas com síndrome ou deficiência tudo vira um conto de fadas.

Basta, todos sabemos o que precisa ser feito. Precisamos aceitar e praticar a tolerância, praticar o respeito à diferença e acreditar que um país se faz com equilíbrio. As boas práticas, os exemplos que deram certo somem, os assaltos praticados pela raça pura some e é inacreditável que a 70 anos atrás o mundo via isso e agora caminha para isso de novo????

Porque ninguém entra na escola e arranca seu filho detrás da mesa de estudos??? Porque não é cigano. Porque todo mundo luta para erradicar a pobreza e a falta de estudo??? Porque funciona. Porque esse é o caminho e além do mais, a gente precisa ver a revista VEJA com o título: VOCÊ OS TERIA COMO VIZINHOS???

E VOCÊ; ASSINARIA A VEJA???

Sempre algum sujeito mal informado, aqui ou ali, coloca a Romá na fogueira, a pouco tempo tivemos uma OPERAÇÃO ROMANI, agora recai sobre nós “VOCÊ OS TERIA COMO VIZINHOS?? Sem se dar conta da história ... mas perguntamos:


Esterilizar mulheres ciganas pode?

Condenar gerações inteiras a pobreza e a perseguição pode?

Colocar os filhos dos outros em campos de concentração pode?

Condenar crianças a envenenamento com chumbo pode?

Garantir que seus filhos não sejam nada, apenas por pertencerem a uma etnia pode?

Colocar sobre as costas de toda uma nação, todos os erros, crimes, malfeitos e desmandos, que justifiquem morte, barbáries, perseguições a você e a sua geração pode?


BASTA de burrice coletiva, BASTA da imprensa desqualificada e sensacionalista, DOSTA  de alguns governos que insistem em retirar de si mesmos a responsabilidade por um mundo melhor. A Espanha é modelo internacional, porque acreditou no lógico e investiu anos, para que isso desse certo: MORADIA DIGNA, ESCOLA E EMPREGO.  Esse é o milagre. Largar a coitadisse e o vende matéria e começar a tratar as coisas com inteligência e decência humana.

Do lado dos ciganos ... essa é a hora ... mais uma vez; é hora de virar a página.

Para entender melhor os dois lados da moeda.


Assine a petição e divulgue:




 DOSTA - a campanha do Secretariado Gitano e Comunidade Européia.


BASTA, CHEGA

AMSK/Brasil

segunda-feira, 28 de outubro de 2013

A COZINHA VAI A PORTUGAL



Pois é; matamos uma pontinha de saudade que nos ligava a Portugal. Estivemos em de 19 a 23 de outubro em Lisboa e no Porto para visitarmos alguns caros e queridos amigos.



Lisboa é uma terra e tanto, sua gente respira gentileza e inspira carinho e foi assim que almoçamos com Olga Mariano, para nós da AMSK/Brasil, um sonho realizado que vamos falando ao longo das nossas viagens por aqui. Sem sombra de dúvida, uma das mulheres mais especiais que já conhecemos, nos aumenta o fôlego.


Matar a saudade em almoços e jantares regados a amizade, vivendo de perto os problemas e as dificuldades das comunidades romá e encontrando brechas...

passagens de esperança que ligam cada vez mais Brasil e Portugal. Mais uma vez recebemos com muito carinho alguns exemplares de livros raros sobre a cultura cigana, livro que começo a folhear...
 Acima, um belíssimo bacalhau a Lagareiro, que nos foi oferecido pela Cláudia e pela irmã, Alexandra. O salmão já foi a dieta da Cláudia, mas estava lindíssimo.


A Livraria Lumiere foi mais uma vez a nossa fada madrinha...


Portugal (trecho do nosso relatório)


Estreitar as parcerias já estabelecidas com lideranças dos povos romani em Portugal e negociar projetos conjuntos a serem desenvolvidos em ambos os países, com especial atenção e tendo como objetivo principal o fortalecimento da atuação das lideranças romani, visando à melhoria da comunicação, do diálogo e da cooperação entre as comunidades romani e as instituições públicas. 

 
Estreitar a parceria com a Livraria Lumière, de Porto, Portugal, no levantamento de publicações, estudos e produções literárias em língua portuguesa sobre os povos romani. 


Na cidade de Porto, foram coletadas, de maneira informal, informações sobre a presença de comunidades romani na região e foi realizada uma profícua discussão com a proprietária do blog In Cultura que é Professora e pesquisadora da Universidade de Coimbra, e com Cláudia Ribeiro, proprietária da Livraria Lumière. A situação e as condições de vida das comunidades romani no norte de Portugal e sua preocupação com uma realidade que afeta fortemente as meninas romani: os casamentos precoces e a interrupção de sua freqüência à escola em razão disso. Cláudia Ribeiro, por sua vez, reafirmou o compromisso da Livraria Lumière em continuar colaborado com a montagem do Centro de Documentação da AMSK/Brasil. Sendo uma livraria que trabalha com títulos novos – lançamentos – e antigos, funcionando, portanto, também como sebo de livros, o resgate de publicações antigas sobre os povos romani foi um compromisso assumido. 

Durante a reunião, a AMSK/Brasil foi presenteada com quatro publicações, dentre elas A Ciganita, de Miguel de Cervantes, e o Romancero Gitano, de Frederico Garcia Lorca, edição de 1938. 
   

Por fim, deixamos aqui um pouco da pesquisa sobre culinária que fizemos por lá, afinal de contas, não deixamos de ser cozinheiras né??? Tudo maravilhoso, claro. Portugal é um país que se come muitíssimo bem.



 E para fechar em grande estilo esse pequeno trecho da viajem, vale lembrar que conseguimos a receita do Guizo de Natal, ditado pela própria Olga Mariano e da famosa sopa portuguesa....

mas isso fica pra uma outra conversa...

a essas mulheres maravilhosas que fazem o mundo andar e sua maravilhosa vontade de ajudar.

Cozinha dos Vurdóns

sábado, 12 de outubro de 2013

TORTA DE MAÇA - GYPSY DA CHARITO

Eu sou Charito Peraza, e creio que vocês devem estar lembrados de mim, e tenho dois blogs e um deles se chama "kantuta - lluvia de sabores e aroma de café", bom faz alguns dias atrás escutando uma musica de 1989 de um grupo musical cha chamado Gipsy Kings me lembrei de uma torta de maçã chamada gypsy (que pode ser saboreada quente ou fria). E é uma delicia, e postei no meu blogue e também no Almanaque Culinário e hoje estou-lhes mandando de presente, incluso com a foto que postei, Aqui em casa todos gostaram, ela é muito simples e rápida de fazer. e aproveito para agradecer as lindas e saborosas receitas que a cozinha dos vurdons compartilham em seu blog.

GYPSY
 
 
INGREDIENTES

5 maçãs (eu coloquei 7 maçãs porque minhas maçãs eram pequenas)
5 ovos
1 lata de leite condensado
200 gramas de açúcar (eu coloque somente 2 colheres sopa de açúcar)

MODO DE FAZER

1°) Corte as maçãs em fatias finas.

2°) Em seguida coloque-as num pires untado.

3°) Bata as gemas com o leite condensado e despeje por cima das maçãs.
Ponha para assar (por mais ou menos 25 minutos) a forno médio (entre 160 a 180° C).

4°)Depois de assado coloque as claras batidas com o açúcar a ponto suspiro e leve por mais 5 a 8 minutos ao forno (até que doure o suspiro).
 
É isso, carinho misturado com comida boa ... isso é dividir, repartir e comungar.
 
 E viva nossa senhora de Nazaré ... da lojadeartesanato.com

Obrigada Charito,

COZINHA DOS VURDÓNS, porque é sempre bom receber amigos.

quarta-feira, 9 de outubro de 2013

PÃO

A focaccia

Pelas mãos da Neiva Iovanovitch, a cozinha ganha ares de conversa,
lá se fala de vida,
de teatro e de estrada.

Neiva - Curitiba
A receita sai no livro, junto com alguns contos, que só sentada no banquinho da cozinha que a gente nem vê o tempo passar.

Cozinha dos Vurdóns
Mulheres que constroem história.

A MESA

Família Castilho
Aparecida de Goiânia - GO

Uma parte do nosso coração mora aqui.
Onde o pão é dividido para além da mesa.

Cozinha dos Vurdóns

sexta-feira, 4 de outubro de 2013

EDUCAÇÃO CIGANA EM CURITIBA /2013



CURITIBA

SETEMBRO DE 2013.

A começar pela salada, avançando pela cozinha mais tradicional.

Mas a salada trás escondida em si duas novas estruturas, as quais não havíamos apresentado antes: a mesa e o comprometimento a sua volta.

Assim fomos recebidas em Curitiba – PR e essa foi a vista de entrada do nosso jantar.

Cláudio e Neiva Iovanovich nos receberam com um carinho fantástico. 

Nos dias 24 a 26 de Setembro do corrente a AMSK/Brasil em parceria com a Associação de Preservação da Cultura Cigana (APRECI), e a Secretaria Estadual de Educação do Paraná, por intermédio do Departamento da Diversidade (DEDI/SEED-PR), realizou a I Semana Estadual de Educação Escolar Cigana com o objetivo de ampliar o diálogo entre lideranças romani e segmentos do poder público para elaborar ações pedagógicas que promovam políticas públicas educacionais com e para as etnias romani na educação básica do estado do Paraná.
Da esquerda pra direita:  professores, secretaria de Educação, Secretário da Educação do Paraná, AMSK, e representantes da etnia.
Professores e profissionais ligados a educação.
~repartindo o pão das idéias~
colhendo o prazer da convivência e a certeza de um futuro melhor.


Cozinha dos Vurdóns 
um projeto  AMSK/Brasil
 


LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

SOU CIGANO - Bruno Gonçalves