ENROLADINHOS PARA A CHARITO



A pedido da nossa amiga Charito, seguem duas receitas das quais sempre somos adeptas, mas como já são rotineiras e deram muito certo, vamos postar uma de doce e uma de sal que sempre deram certo. Seguem as receitas originais e seus post.

ENROLADINHO DOCE – DE QUEIJO


  • 1/2 lata de leite condensado
  • 1/2 medida da mesma lata de água
  • 50 grs de manteiga sem sal amolecida
  • 2 ovos
  • 1 colher (sopa) de fermento para pão
  • 1/2 colher (sopa) de sal
  • 500 grs de farinha de trigo
  • 300 grs de queijo minas padrão cortado em palitos
  • Coco ralado para polvilhar
  • O restante do leite condensado para pincelar depois de prontos os enroladinhos
Coloque no copo do liquidificador o leite condensado, água, ovos, manteiga, fermento e sal e bata até ficar bem misturado. Despeje em uma bacia e vá juntando a farinha aos poucos, vá misturando com a ajuda de uma colher e quando a massa ficar mais pesada coloque na bancada enfarinhada e vai sovando até soltar das mãos, juntando mais farinha se for necessário. Coloque a massa dentro de uma saquinho próprio para alimentos, feche e deixe fermentar por aproximadamente 1hora. Depois vai retirando os pedaços de massa e abrindo numa bancada enfarinhada e corte tiras e vai enrolando nos palitinhos de queijo e colocando sobre a assadeira (eu forrei a assadeira com papel manteiga). Depois de enrolados pincele com ovo batido ou leite que foi meu caso e leve para assar em forno médio até que estejam douradinhos, ao sair do forno pincele com leite condensado e polvilhe com coco ralado e sirva de preferência quentinho.


ENROLADINHO DE QUEIJO – SALGADO


Ingredientes:

1/2 kg de farinha de trigo (aproximadamente)
1 envelope de fermento para pão
2 colheres de sopa de açúcar refinado
1 colher de sobremesa de sal
3 colheres de sopa de óleo
2 ovos
1 xícara de leite
1/2 quilo de queijo minas padrão
1 gema (para pincelar)


Modo de Preparo:

Com um garfo, misture o açúcar, o sal, o óleo, os ovos e o leite. Em outro recipiente, misture a farinha de trigo e o fermento. Aos poucos, vá juntando os ingredientes secos aos outros. Mexa com o garfo e se prepare para colocar a mão na massa. Amasse bem e vá colocando farinha aos poucos, até soltar da mão. Transfira para uma superfície limpa, seca e enfarinhada e sove bem. Depois, coloque a massa em uma tigela e cubra com filme plástico ou um pano de prato limpo. Deixe descansar por uns 40 minutos. Enquanto isso, corte o queijo em pequenos retângulos, ou do tamanho que desejar. Com a ajuda de um rolo, abra a massa, corte em tiras finas e enrole os pedaços de queijo. Pré-aqueça o forno a 200o e coloque os salgadinhos, já pincelados coma  gema, em uma assadeira e deixe-os descansar, aproveitando o calor do forno, por mais uns 10 minutos. Asse até que fiquem dourados (cuidado para não assar demais, a massa pode ficar ressecada).

O QUE MUDA:

Acabamos por acrescentar orégano e ou alecrim na massa salgada. Tomate seco picado também e na doce já colocamos ameixa preta...muito bom, aprovado. Esperamos que caia bem.

COM CARINHO

COZINHA DOS VURDÓNS

Comentários

  1. Muito Obrigada pelo enroladinho de queijo, vou fazer sexta feira, meu pai que já tem 80 anos, vinha me cobrando e me deixando enlouquecida para fazer o enroladinhos de queijo; e me dizia "eu tenho certeza absoluta que você já fez enroladinhos de queijo e não sei porque você não quer fazer mais"; eu respondia "pai eu não sei fazer eles; assim que eu conseguir a receita eu vou fazer". Graças a Deus eu tenho amigos como vocês cujas receitas sempre dão certo e meu muito obrigada é muito pequeno ao lado do enorme favor que vocês estão me fazendo com esta receita, que é em primeiro lugar atender um desejo de meu pai e em segundo lugar, aprender a fazer os enroladinhos que eu não estava sabendo fazer.

    Que Deus os abençoe e proteja hoje e sempre

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém Charito.
      Um beijo carinhoso no seu pai por nós. Ficamos felizes e agora esperamos o resultado.

      bj

      Excluir
  2. Acho que o salgado deve ser uma delícia, já o outro, não sei não...a mistura de doce com queijo, não me seduz...
    Pronto, definitivamente: aceito dois salgadinhos! Obrigada!

    Beijinhos para todas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na fazenda, esquentávamos o queijo na frigideira e se colocava açucar e canela.

      Reservado dois salgadinhos para a moça da máquina e dos marcadores.

      bjs muitos

      Excluir
    2. Ah!Ah!Ah!
      Obrigada!
      Fizeram-me rir...

      Engraçado isso de misturar o queijo com açúcar e canela...mas também tenho um cunhado que gosta de requeijão com doce, ou mel.

      A receita que têm hoje, também passo: queijo e doce...

      Beijinhos para todas e...guardem bem os meus salgadinhos, por favor!

      Excluir
    3. Guardados e protegidos contra os tempos. Nada nessa cozinha deixara de estar ao seu alcance, querida amiga.

      bjs nossos

      Excluir
  3. O enroladinho doce fez-me perder a cabeça directamente. Hoje não estou em jejum, mas já tenho a fome do almoço, assim que não tenho escapatória, sempre sofro. Salvando as distâncias, claro, lembra-me as pessoas que param diante de uma pastelaria e não podem comprar um pastel....
    Beijões

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pense numa coisa boa Maria, muito bom, inclusive o pastel...Viva o dia sem jejum!!!!!!!!

      bjs muitos

      Excluir
  4. Amigas, neste momento, sou melhor a comer do que a cozinhar... e como os olhos também comem...
    Vou aproveitando!
    Mas para que conste, sei cozinhar!

    Beijinhos.:))

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tinha certeza disso.

      Mas por hora, vai pelo olho mesmo.

      bj grande

      Excluir
  5. Nossa senhora, que coisa boa, mais queijo! Bendito alimento!

    Que delícia estes enroladinhos! Não dispenso nada que tenha queijo.
    Fico imaginado quentinho recém saído do forno.

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E fácil de fazer, além desse seu comentário ser literalmente uma indicação Minerês...rsrsrsrs
      também somos.

      bjs muitos

      Excluir
  6. Fazia algum tempinho que não passava por aqui, um pouquinho antes do natal meus pais pegaram uma gripe muito forte, e como eles já são de idade tive que cuida-los para que não se transforma-se numa doença mais grave como pneumonia, logo em seguida foi eu que fiquei muito gripada, resultado disso ainda não fiz meus enroladinhos de queijo (que vocês me ofertaram e sou eternamente agradecida), só fiquei com a vontade de fazê-los e comê-los, Bom , programei fazê-los este final de semana, (aproveito a oportunidade para pedir licença para traduzi-los ao espanhol e coloca-los no meu blog) pois tenho certeza que são deliciosos.

    ResponderExcluir
  7. Claro que pode, é um prazer. Saúde e muita força para os seus pais. Que Deus os guarde.

    bjs e muita felicidade.

    ResponderExcluir
  8. Minha irmã me fez uma pergunta e eu não soube o que responder, gostaria da ajuda de vocês, estes enroladinhos podem ser congelados antes de assar ou somente depois de assar, obrigada pela ajuda
    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode sim, vale apenas a regra de não ser bom congelar presunto cru, esse deve ser assado.

      bjs

      Excluir

Postar um comentário

Sejam todos bem vindos.

Postagens mais visitadas