BOLO DOS PEDIDOS OU BOLINHO DA TIA CLARA



 Reinventar o bolo da tia Clara ou o Bolo dos Pedidos foi uma aventura. primeiro porque o dela é maravilhoso e depois porque a cozinha estava reunida. Estamos na ativa. Os trabalhos pessoais avançam, a vida continua. Cada qual na sua profissão e depois de uns dias de descanso, afinal ninguém é de ferro...muito menos nós.




Ele tem esse nome porque quem come dele, pede mais ... faz até promessa pra conseguir uma forminha, de tão bom que fica. Tem jeitinho de bolinho de criança, um gosto simples, sabor de casa e de aconchego. Esse é o bolinho da Tia Clara.
 aqui foi no braço

Ingredientes: 150gr de farinha de trigo, 200gr de fubá mimoso, 7 ovos, 350gr de manteiga ou de margarina, a mesma quantidade de açúcar, uma xícara de côco ralado grosso e sem açúcar. 

agora é só colocar a geléia

Bata bem o açúcar e a manteiga; quando estiver um creme homogêneo, coloque os ovos um a um, batendo sempre e vá alternando com colheradas da farinha de trigo e do fubá que deverão ser peneirados juntos. Bata bem. Coloque, por último, o côco ralado. Prepare as forminhas individuais. Agora, acrescente em cada forminha, uma colher de sobremesa de geléia de framboesa e morango (fizemos mista). Coloque em forno moderado e, a partir de meia hora, comece a fazer o teste do palito e feche o forno sem pressa, mas não tão lentamente. Desenforme apenas depois de frio. 
 matando a saudade da tia Clara...

essa desculpa foi boa né? mas ajuda a voltar a ativa.
Aproveitamos para fazer os famosos bolos de café com chocolate da Bertha - receita das velhas purys da Hungria, uma lembrança não mais esquecida dos livros de família. Esses foram recheados com castanhas e avelãs, café forte e sem açucar e feitos com chocolate amargo, como manda a tradição.

Cozinha dos Vurdóns

Comentários

  1. Ai, ai faz crescer água na boca, quer os bolinhos de coco, quer os de chocolate amargo (da qual sou fã).
    É uma alegria vir aqui.
    Desejo que estejam bem pois as notícias não são as melhores por causa da violência.
    7 beijinhos e muitos sorrisos. :)))))))

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Ana, fisgamos vc pelo chocolate, isso é bom.
      Infelizmente sempre existem pessoas desordeiras, mas as mobilizações são legítimas e já em tempo. Chega de corrupção, sofremos com a falta de quase tudo para a população carente, que não aparece nas telas e pouco nas estatísticas. Muito se avançou, é verdade, sabemos disso, mas muito falta. Entretanto a polícia também é composta por trabalhadores e pais de família, então acredito que o país precisa aprender a conviver com essa nova fase de conscientização. Vamos dar conta e estamos todas bem. Mas estamos gritando:

      O GIGANTE ACORDOU
      CONTRA A PEC QUE QUER ACABAR COM O MP, CONTRA A PEC 37

      Essa briga é boa, mas ela é uma demarcação, uma estrutura histórica que estamos tendo a honra de ver. O Brasil começa a acordar de verdade.

      bjs nossos

      Excluir
  2. Deve ser mesmo delicioso...
    E o nome "Bolinho dos Pedidos" bem pensado!

    Hoje pelo Porto, é noite de sardinhada!...
    É o S. João!

    Um beijinho para todas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eita, que dá vontade de estar aí, mas por aqui vamos dar doces para a criançada, fazer pedidos e comer peixe assado.

      aproveite por nós, que por aqui como os bolinhos e faço pedidos.

      bjs grandes

      Excluir
  3. Hoje é dia de bolinhos, que bom!!!
    Devem ser os dois maravilhosos. De uma lado frutos vermelhos, do outro chocolate,são mesmo a minha cara, eheh.
    Espero que esteja tudo bem com vocês, pois as notícias que daím chegam não são as melhores. E nestas "brigas" o mais pequenino, desfavorecido é que leva sempre.
    7 Beijos brilhantes!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi meu anjo, estamos bem. As manifestações são em geral e na sua grande maioria pacíficas. Os tumultos são isolados e incidentes acontecem. Temos apenas que cuidar de aproveitadores políticos e manipuladores da hora. Do mais seguimos alegres porque ao que nos parece as pessoas deixaram a passividade de tudo aceitar. O GIGANTE ACORDOU. E estamos atentas. Obrigada pelo carinho.

      bj grande e torça por nós.

      Excluir

Postar um comentário

Sejam todos bem vindos.

Postagens mais visitadas