UM ARROZ DE NATAL - RECEITA TURCA



ARROZ TURCO COM AMÊNDOA E UVA PASSA.

- PILAV- BADEMLI VE ÜZÜMLÜ


Então vamos lá:  2 copos de arroz (DO TIPO AMERICANO); 100 gr de manteiga com sal; 50 gr de amêndoas inteiras; 50 gr de uva passa branca e escura; 4 copos de caldo de carne (que pode ser de tablete – 1 tablete ou de bacon); salsinha e cebolinha e verifique o sal.
Em uma panelinha; coloque as amêndoas na água até cobri-las e deixe ferver por alguns minutos. 

 Depois das amêndoas cozidas retire as cascas. Se preferir é comum lâminas já fatiadas de amêndoa, mas confesso, inteiras são melhores.

Deixe as uvas passas na água até cobrir.

Em uma frigideira frite as amêndoas na margarina (1 colher de sopa) derretida, em fogo médio, até dourar. Tire a frigideira do fogo. Frite o arroz lavado e as amêndoas (novamente) na margarina (3 colheres de sopa) durante uns 10 minutos. Em seguida coloque o caldo de carne e o sal. Assim que ferver, tampe deixando no fogo brando durante 10 minutos. Tire a tampa da panela e coloque as uvas passas e mexa, tampe deixando por mais 10 minutos no fogo brando. Desligue o fogo e deixe de 15 à 20 minutos descansando. A salsinha e cebolinha fresca, podem ir por cima ou na hora de refogar o arroz, depende do gosto.

PILAV TRADICIONAL





Esse é o arroz tradicional, com lascas de cenoura e ervas aromáticas a gosto, curtido no caldo da carne e acompanhado com cenouras e ervilhas feitas na manteiga. Simples e delicioso.
 (imagem da net)





PILAV DE FESTA


Esse segue a receita de cima, entretanto se coloca bacon na frigideira e deixa o tostar bem, coloque pra secar em papel toalha. 


Em outra panela se acrescenta o bacon seco, os temperos e o arroz, com 1 cebola ralada e vá pingando água, até tudo estar dourado e já com a coloração do bacon, acrescente azeitonas pretas cortadas, verifique o sal e ponha a água quente.
Tampe e deixe cozinhar em fogo médio. Pronto. Mantenha a panela fechada e espere uns 10 minutos para servir...pode ser assim como na foto, maravilhoso e com pouca carne.

Natal da maylê

Retrato de Sophia Dragomirova
Ilya Repin

Aprendemos que podemos ter a mesa do Natal, todos os dias ou pelo ao menos muitos mais...basta fazer com que a hora da refeição seja sagrada na intenção, repleta de carinho e coberta de possibilidades. Passamos nossas vidas correndo, esperando um dia ou outro para encontrarmos pessoas ou para encontrarmos a nós mesmos. Uma fruta dividida entre amigos ou conhecidos, guarda esse segredo de criança...chupar laranja na calçada, jabuticaba no pé, manga no rio, pegar limão no vizinho pra fazer limonada...sem cerimônia, simples assim, de forma carinhosa podemos dar um pedaço de bolo ao vizinho, porque simplesmente nos lembramos dele. Isso pra nós também é natal. Se não fossem as crianças e a sua sinceridade em dividir, o que seria hoje do natal?

Cozinha dos Vurdóns

Comentários

  1. lindíssimas e verdadeiras as palavras, o arroz deve ser delicioso! Bjs!

    ResponderExcluir
  2. Margarida, nem imagina a alegria de vê-la por aqui. Obrigada oelo carinho ... o arroz é bom sim, garantimos!

    bjs de todas nós

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pela receita!Deve ficar muito saboroso este arroz!Me traz lembranças de ruelas estreitas,cheiro de especiarias e óleos perfumados,café e tabaco...Ouço músicas e canções,vozes de mulheres chamando crianças,atalhos e jardins internos,ruídos de fontes e chafarizes...Os brilhos do sol faiscando nas cúpulas de Santa Sofia,ruídos de pássaros,murmúrios de preces,a Mesquita Azul,o Bósforo,Istambul...Perdoem-me!Viajei...longe...Acontece sempre isto quando venho aqui.Pura magia cigana em sua cozinha!Ando Sara!Cinco Beijos perfumados de rosas!

    ResponderExcluir
  4. Cezarina querida, quem pode censurar os pés de uma rhomí, nos fez viajar também na sua poesia.

    bjs das 5

    ResponderExcluir
  5. Só o arroz das amêndoas não tem a minha aprovação, de resto comia-se tudo.
    Ao ler a última parte do post, recordei os meus tempos de infância em que tanta vez se faziam coisas inocentemente, em que tudo brilhava de outra maneira.
    Carlota Pires Dacosta

    ResponderExcluir
  6. Um arroz delicioso, nunca lhe misturei amêndoas, vou provar.
    Sem a inocência das crianças, não havia Natal que valesse a pena, é por elas que às vezes inventamos a alegria e a ternura, uma criança merece tudo, sempre.
    Beijinhos "navideños"

    ResponderExcluir
  7. Pena Carlota, nem imagino esse arroz sem o sabor das amendoas...mas os outros são realmente maravilhosos.
    É desse natal que sempre falamos, um natal diferente, como toda criança o é, sem código de barra.

    bjs das 5

    ResponderExcluir
  8. Maria, comungamos a mesma opinião...sem elas o brilho seria diferente, mas...como amooooo pisca pisca de natal, acho que vale a pena comprar briga e fazer um natal diferente.

    bjs navidenõs pra vc também.

    ResponderExcluir
  9. Parece uma delícia.
    Comia um pratinho bem servidinho. Ainda por cima ainda não jantei...

    O Natal como nós o festejamos, é mesmo mais para as crianças. Para mim já não tem o mesmo significado que tinha há uns anos. Mas gosto do Natal.
    5 beijinhos

    ResponderExcluir
  10. Sirva-se querida Isabel, espero que goste. E sim nosso Natal também tem mudado muito, mas acredito que está bem mais verdadeiro hoje, pra nós, as crianças de hoje saberão disso só amanhã, entretanto, amanhã também será natal.

    5 bjs grandes.

    ResponderExcluir
  11. Saboreei este arroz com a humanidade que dele ressalta.
    Grata!
    Bjs. 5 :)))))

    ResponderExcluir
  12. Sempe bom te ver Ana, espero que tenha gostado.

    5 bjs

    ResponderExcluir
  13. Boa noite! Gostei muito de suas receitas... o site está maravilhoso... bjs

    ResponderExcluir
  14. Rosana, entre e puxe um banquinho, por aqui a conversa é sempre animada. Nais tukê (muito obrigada)pela presença.

    bjs das cozinheiras

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Sejam todos bem vindos.

Postagens mais visitadas