FRANGO COM MANGA E CARDAMOMO

Receita da casa, ou melhor da Bertha, no melhor estilo Maylê...

Desosse e tire a pele de 2 coxas e 2 sobre coxas de frango, e pique em pedaços médios (ou pequenos). Reserve. Coloque uma frigideira grande e antiaderente em fogo médio e deixe que aqueça. Para saber se já está aquecida, você pode pingar algumas gotas de água na frigideira. Se elas evaporarem ao tocar a frigideira, está no momento de colocar o frango picado dentro (sem azeite nem óleo mesmo). Acrescente sal a gosto, o sumo de 1/2 limão tahiti (neste caso, acho melhor usar o tahiti mesmo, aquele com a casca verde, porque tem um sabor mais suave, deixando apenas o azedinho do limão, que é exatamente o que precisamos neste prato) e deixar o frango dourar, mexendo sempre. 

Quando ele estiver quase no ponto, acrescente à frigideira 1 colher de chá rasa de pimenta do reino em pó e 1/2 cebola picada e deixe dourar também até que a cebola fique transparente e levemente dourada (não deixe queimar). Quando a cebola estiver no ponto, acrescente à frigideira 1/2 xícara de água, e 5 sementes de cardamomo. Deixe secar novamente e acrescente 1 manga madura picada
 
Acrescente 1 xícara de água, o sumo de 1/2 limão e 1/2 xícara de vinho branco seco, e vá mexendo de vez em quando. Deixe engrossar. Quando a manga estiver soltando do fundo da panela estará pronto.

 
Sugestão de acompanhamento: arroz branquinho e salada de rúculas.
Rende duas boas porções.

Dicas e observações:
Limão: Nós realmente usamos um limão inteiro, e cada uma das metades entra realmente em um momento diferente da receita.
Frango: Você pode usar peito de frango no lugar das coxas e sobre coxas se preferir.
Cebola: Você também pode usar cebola desidratada. Neste caso, coloque a cebola depois de acrescentar a água (para que reidrate), e não para dourar.
Cardamomo e outras especiarias: Você pode colocar os cardamomos juntos em um saquinho de tecido de trama grossa para retirar as sementes quando o prato estiver pronto. Também pode usar o cardamomo em pó (1 colher de chá é o suficiente). Mas só o faça se quiser o sabor distribuído por igual. Da maneira como fizemos, o sabor fica mais suave no geral do prato, mas muito intenso quando se morde uma sementinha de cardamomo. Eu, pessoalmente, adoro cardamomo e também gosto muito deste contraste de sabores (suave e intenso) em um mesmo prato. Há receitas com canela e com cravo. Se vc quiser (ou se tiver mais facilidade de encontrar estes temperos) também pode experimentar fazer assim.
Manga: Eu coloco a manga junto com o frango, pois prefiro a mistura do doce com o salgado. Se você quiser uma carne salgada com molho doce, ou se quiser o molho bem amarelinho, faça assim: quando acrescentar a cebola e apimenta ao frango, acrescente também o vinho, deixe terminar de dourar e reserve em prato de servir. Em outra panela junte a manga, a água, o cardamomo e o limão e deixe cozinhar até soltar do fundo da panela. Então, coloque por cima do frango reservado e sirva.

 Isso é que dá, uma descendente de rhons da Húngria, que ama a cozinha rhom da Índia...descendentes pelo mundo. É a mágica da vida, pelos olhos de uma rhomí.

Cozinha dos Vurdóns

Comentários

  1. Nunca comi frango com manga mas parece-me um prato muito apetitoso. Talvez o tente preparar durante as férias que se aproximam. Como também gosto bastante de manga... : )

    ResponderExcluir
  2. Pra dizer a verdade, este prato é a carinha da Índia com o inverno da Hungria...dispensava a rúcula e tomava um bom vinho.

    bjs Bertha, bj a todas

    zerafim

    ResponderExcluir
  3. Catarina, acho que vai gostar, entretanto o cardamomo é essencial para que o gosto não enjoativo. Ficou bom. bjs nossos

    ResponderExcluir
  4. Zerafim, parece mesmo rromí, não dispensava a rúcula não, mas aceitava o vinho.

    bjs de todas nós

    ResponderExcluir
  5. Ei, gostei do blog!! as aborinhas de outono e os pirulitos de pastel já entraram na minha lista de receitas a fazer

    :)

    ResponderExcluir
  6. Parabéns pela receita!Deve ficar deliciosa com esse toque exótico de manga e cardamomo...Minha alma,saudosa, suspira pelo Oriente!Gestena pela gentil visita ao meu blog e pelo elogio!Cinco beijos com sabor de especiarias...Ando Ikana Sara Kali!

    ResponderExcluir
  7. Parece apetitoso e tal como o último post ficamos com água na boca,
    São maravilhosos estes pratos para preparar na festividades do Natal.
    Tenho pena de não ser boa cozinheira embora também faça uns petiscos.
    Beijinhos 5. :)))))

    ResponderExcluir
  8. Cá em casa gostamos de pratos agri-doces! Nunca tinha utilizado manga mas deve ficar muito bem!

    ResponderExcluir
  9. Querido chef, é uma honra tê-lo a provar nossas receitas, as que escolheu são maravilhosas, mas acredito que o zarangolos irá te tirar do sério, é uma genuina receita rhom, com muito orgulho. Olé.

    abraços das cozinheiras
    seja sempre bem vindo

    ResponderExcluir
  10. Cezarina e Ana, façam, é fácil e tenho certeza que vão adorar. O encanto das duas pelo oriente as liga mais do que imaginam.

    bjs grandes para as duas

    ResponderExcluir
  11. Vera, que bom vê-la por aqui, puxe um banco e fique a vontade, a casa é sua.

    bjs das 5

    ResponderExcluir
  12. Eu nunca comprava limoes verdes, desconhecia que eram "tahiti"!
    Um bom franguinho está sempre riquíssimo, vou provar esta receita.
    Beijinhos para as 7 flores cozinheiras e filósofas

    ResponderExcluir
  13. D. Bertha parece ser receita apetitosa.
    5 beijos brilhantes

    Carlota Pires Dacosta

    ResponderExcluir
  14. E é Carlota, põe fé que dá pra fazer.

    bjs de todas nós

    ResponderExcluir
  15. Maria, o gosto final desse franquinho é muito bom, tem o exótico do cardamomo, o tropical do limão e a manga deixa um doce suave. O contraste agrada muito. Espero que faça e goste.

    bjs meus e de todas

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Sejam todos bem vindos.

Postagens mais visitadas