SEGREDOS DOS VURDÓNS


blog flôrdeliz

O CÉU É MEU TETO,
A TERRA MINHA PÁTRIA,
LIBERDADE MINHA RELIGIÃO.
(dito rom/rhom/rrom)

Eis que surgem nas estradas eles, os Vurdóns, Gypsy Wagon, os Carroções. Casas e meio de transporte de muitos ciganos por esse mundo a fora. 

Hoje e apesar de todas as modificações que muitos sofreram, algumas coisa ainda se transporta num vurdon e o carinho e zelo pelos cavalos ainda são preservados em muitos países.

gypsy vanner - wagon

As cestarias eram transportadas assim, para o uso e para a venda, uma arte que aos poucos vai se tornando mais rara de se ver.

wagon Burton - fotos BBC
Famílias inteiras cruzando o mundo, em busca de oportunidade e paz. Usar o tempo para conversar, criar os filhos e caminhar em busca de água, repouso e comida.

The Gypsy Wagon
Giovanni Signorini -1831 - nach1858

A depender da vitza(vida) da família, algumas coisas não podiam faltar. As ervas eram primordiais, frescas ou secas. O funcho, o alecrim, o alcanfôr, o jasmim, a alfazema, a guiné, as folhas de rosa branca e os capim gordura e cidreira, eram algumas delas.

Canela e cravo, banha de porco e maça seca podeiam ser encontrados nos acampamentos dos ciganos de maior pose. O sal e a farinha, o mel e alguns grãos, eram armazenados sempre que possível para o período do frio.

Hendrik Jan Wolter - The Gypsy Wagon - 1873 á 1952 - aqui

A lenha para o preparo da comida e muitas vezes ela própria, tinham que ser encontradas no dia, afim de matar a fome. Comidas a base de legumes e verduras sempre foram bem vindas nas refeições de uma comunidade cigana. Pratos únicos, a base de legumes e sem carne eram os que mais se usavam.
O pão (manrô) nunca deixou de ser assado, sempre que possível, num "forno"especial, por assim dizer, quando se tinha mais tempo para o pouso e em tachos grandes quando não haviam paragens seguras e nem bem vindas.

My first book Yenni - A Life Between Worlds deals with those years of my life.
 
A magia dos Roma, reside no respeito a liberdade, na relação com a natureza e na ligação com a família. Em não acumular bens e a saber que nesta vida estamos de passagem. Cada Vitza uma história, cada história uma realidade.
Nem reis e nem rainhas, pessoas que são fiéis na criação de seus filhos e que lutam por um mundo melhor.
Todo aquele que se difere dos outros é mantido afastado e sob opressão. Muito se expeculou sobre essa nação romá e seus segredos estão a céu aberto. A guerra, a fome e a violência sempre foram impostas, nunca procuradas. A natureza humana se encarrega de separar os bons e os maus frutos e assim é também com essa etnia. A alegria desse povo remove montanhas, a fé constrói pontes, o amor vence barreiras.
A falta, as privações, o medo, a opressão, a fome e as guerras fizeram dos roma um povo ainda mais forte. Esse é o nosso segredo, a capacidade de resistir, que só o amor verdadeiro pode alcançar, e nisso estamos todos juntos, tanto para os ciganos como para os não ciganos.

Opré rhomalé

Cozinha dos Vurdóns


Comentários

  1. As privações, o medo, a opressão, a fome e as guerras são terríveis, e realmente só têm uma saída: fazer-se mais forte e mais valente, e sempre com o amor detrás de todas as alegrias.
    Beijinhos para todas

    ResponderExcluir
  2. SASTIPÊ!Que lindo!Adorei o texto!Parabéns,minhas Estrelas!Brilhe sempre a vossa luz em nossos céus e que a luz brilhante de Ikana Sara conduza nossos passos pelas estradas da vida!Será que me permitem usar este tema (que nos é tão caro...)no meu próximo artigo da JANELLÁ?Citarei,é claro seu blog...Cinco Beijos em sua alma!

    ResponderExcluir
  3. Muito bonito este post.
    "A capacidade de resistir que só o amor verdadeiro pode alcançar..."

    Gostei muito dos carroções que trouxeram.

    5 beijinhos

    ResponderExcluir
  4. Maria, obrigada por ter vindo aqui e como senpre feito parte dos nossos sentimentos.

    bjs grandes

    ResponderExcluir
  5. Cezarina, pode sim, fique a vontade, na postagem passada lhe roubei um nome e acho que vc ainda não viu. Bom artigo e boa semana.

    bjs das 5

    ResponderExcluir
  6. Esses são os sentimentos dos que amam os vurdóns - resistencia, amor verdadeiro e liberdade.

    bjs das 5

    ResponderExcluir
  7. Gostei de tudo, das imagens, das pinturas, das palavras.
    As palavras utilizadas como tempero, o sal qb da vida cujas receitas são confecionadas com a palavra mágica - amor.
    Pena é o amor por vezes ser tão efémero!

    5 beijinhos cheio de rosas e do cheiro do alecrim! :)

    ResponderExcluir
  8. "A magia dos Roma, reside no respeito a liberdade, na relação com a natureza e na ligação com a família. Em não acumular bens e a saber que nesta vida estamos de passagem. Cada Vitza uma história, cada história uma realidade."

    Adorei ler este post. Pensei em tanta coisa para escrever, mas tudo aquilo que possa escrever é tão pouco, tão insignificante, perto do que vocês escreveram.
    O excerto que transcrevi diz tanta coisa.
    Com tudo isto, só nos faz querer descobrir mais e mais sobre os ciganos. E estou a adorar toda esta descoberta.
    Houve mágoas, represálias, que hoje em dia estão cada vez mais distantes, e ainda bem.
    Habitualmente cruzo-me com muitos ciganos no local de trabalho, e dou por mim tanta vez a olhar para a maneira como se sentam, homens de um lado, mulheres de outro, a maneira que falam, e dou por mim a sorrir. Só espero algum dia não me dar mal, eheheheh
    Minhas princesas estrelares, está a saber tão bem descobrir-vos.
    5 beijos

    ResponderExcluir
  9. Ana, as vezes o amor, mesmo que efêmero nos carrega rumo ao infinito e pperto dele tudo realmente é breve.

    rosas e alegrim, nais tukê

    bjs das 5

    ResponderExcluir
  10. Carlota,mágoas fazem parte da nossa vida também, com ciganos e não ciganos. Você, algum dia vai se aborecer sim com eles, as vezes calados, estranhos, disconfiados e coisas do gênero, mas é apenas a etnia a que petencem, são pessoas como todos. Com seu sorriso e seu jeitinho, tenho certeza de que jamais será grosseira no seu trato e um dia dobrará os mais bicudos. Muitas vezes é apenas revolta, reação, mágoas e coisas do gênero. Somos muitos, em muito lugares e de muitas indoles. Estamos feliz que conheçam um pedacinho da nossa estrada, nosso latcho drom.

    5 bjs grandes para essa orquidea em plena maturidade. Que Ikana a consagre feliz em toda a sua verdade.

    ResponderExcluir
  11. Opré Romalé, rromis day ti ilô.

    But, but, tudo lindo demais, não é fácil explicar as nossas diferenças, então que elas nos una.

    beijos para as 5 rromis e para a rainha azul.

    ResponderExcluir
  12. Tú que estas no nosso coração rromí,
    obrigada pelo carinho e obrigada pelo apoio constante.

    a rainha azul agradece - gestena

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Sejam todos bem vindos.

Postagens mais visitadas