PEQUENOS TRUQUES NA COZINHA

Sabe quando falta alguma coisa na mesa e a comida poderia ficar melhor, mais alegre, diferente e sair da rotina?
Pois é, não precisa de muito, basta duas coisas - saber comprar e abrir a geladeira e olhar direito.

Compre um azeite diferente para as saladas ou faça o seu, esse foi feito com um ramo de alecrim e algumas pimentas rosa - inteiras para não arder, apenas o sabor. Esse tipo de azeite muda a vida da gente, refresca o humor e contribui para aliviar as tensões, sabia?
Feche bem e guarde até 30 dias na geladeira.


Simples e divina, tomate, queijo (de búfalo), orégano e manjerico. Pronto. Não fica linda?





Caso queira, leve rapidamente ao forno, apenas para desprender o cheiro do azeite e enfeite com nanjericão fresco na hora de servir. O queijo nem derrete, apenas amorna.



Tomate assado com sal, gergelim negro, azeite e alecrim - forno quente por 5' no máximo.


Separe duas colheres de uva passa, 10 azeitonas picadas, 2 tomates picados e uma flores de brócoles - coloque numa frigideira larga com azeite e tempere tudo, quando o aroma exalar, despeje 2 xícaras de arroz pronto e espere esquentar. 

Despeje em uma travessa e acrescente nanjericão fresco temperado. É outro arroz e bem rapidinho.

Experimente comprar costelas inteiras, esprema o suco de dois limões, 1 cebola em rodela, sal, 4 dentes de alho e 1 colher de azeite. Tampe e deixe na geladeira durante a noite toda. No dia seguinte, corte os pedaços que vai usar e embale o restante para congelar. Quando for fazer, pode usar a panela, não coloque nenhum óleo, ponha 3 colheres de água na panela e vá deixando a carne cozinhar e dourar, ela vai secar e aí coloque mais um pouquinho de água, repita mais 1 vez e por último acrescente 2 colheres de mel dissolvidas em 5 colheres de água. Coloque sobre a carne e mexa bem as costelas até absorverem o líquido. Pronto. Um belo vinho e uma bela salada para não ter peso na consciência.

Não deixe faltar:
limão,
tomates,
temperos frescos,
cogumelos,
azeitonas,
alcaparras,
algum tipo de pão,
algum azeite,
alguma massa,
seleta de legumes fresca.

Com esses pequenos ingredientes, qualquer comida vira um banquete.

Cozinha dos Vurdóns

Comentários

  1. Já resolvestes o meu jantar. Obrigada as 5.

    zerafim

    ResponderExcluir
  2. Banquete divinal.
    O tomate assado e a salada é comum em casa.
    O azeite com aroma, também costumamos fazer um caseiro.
    Sempre prontas a ajudar na cozinha. Que bom!!!

    Nais tukê minhas princesas estrelares.
    Elisa, beijo especial para você

    ResponderExcluir
  3. Um verdadeiro tesouro, estas vossas sugestões!
    5 abraços gratos!

    ResponderExcluir
  4. Sendo assim, bom jantar rromí!
    bjs das 5


    Carlota, eu sou a cozinheira dançarina, darei seu beijo especial a Elisa. Gostou das receitas? Tudo comigo é bem mais simples, lavo uma alface que fica uma beleza, brincadeira. Minha especialidade é peixe de água salgada. Vou fazer um e postar. Vc gosta?

    5 bjs com carinho


    R. Quebram um galho bom, pelo ao menos pra mim, antes só fazia um mexidinho com batatas, essa era sempre a minha opção. Agora já me viro bem.
    Que bom que gostou, fiquei feliz.

    5 bjs de todas nós

    ResponderExcluir
  5. Adorei as dicas! vou fazer esse azeite com alecrim... bjssssss!!!!

    ResponderExcluir
  6. Faça sim Andrea, vai amar. Isso te garantimos.

    5 bjs

    ResponderExcluir
  7. Ficam sempre bem as vossas sugestões . Arte de cozinhar e apresentar . Gosto muito de vir aqui e ler as maravilhas que saem das vossas mãos

    grata, :)
    5 beijos

    ResponderExcluir
  8. Peço desculpa, Cozinheira dançarina. Um beijo especial para si também. É que vocês são cinco. Eu enviei mail para vocês e quem respondeu foi a Elisa, por isso enviei um beijinho especial para ela.
    Peixe?? Eu adoro peixe. Pode fazer e postar que eu vou adorar a vossa receita.
    5 beijos para as minhas estrelas brilhantes.
    Carlota Pires Dacosta

    ResponderExcluir
  9. Marizei, é sempre bom te ver por aqui. Que bom que gostou. bjs de todas nós.


    Carlota, desencana...mais foi bom receber um bj especial também. Postarei um peixe pra vc, combinado. As vezes precisamos nos cubrir por aqui, é o tempo e os afazeres.

    bjs das 5 e o meu.

    ResponderExcluir
  10. Obrigada Isabel, sempre a nos colocar pra adiante.

    bjs das 5

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Sejam todos bem vindos.

Postagens mais visitadas