ARROZ DE CALABRESA COM CHÁ DE HIBISCO

No fundo é assim, reuniu virou festa. 
O almoço das cozinheiras

A cozinha dos Vurdóns não faz propaganda de marca nenhuma, mas quando a coisa é boa mesmo, temos de dizer ... essa é uma receita de arroz indiano, o Basmati e de azeites genuinamente espanhol e português, ervas do mediterrânio e a maõzinha santa de uma romi descendente de húngaros. Com vocês, a receita da Bertha, uma cozinheira dos vurdóns.

Para duas porções, vamos precisar de 1 1/2 xícara de arroz (pode ser arroz comum ou de risoto. Neste dia usei um arroz indiano perfumado, que pra mim tem cheiro de "chegar em casa" e que já vem em porções separadas), 1 prato de linguiça calabresa defumada picada (neste caso, usei 4 linguiças calabresas fininhas), 1/2 caixa de tomates cerejas, 2 ou 3 dentes alho fresco (dica: se você sente que o alho pesa na sua digestão, corte-o no sentido longitudinal e retire o "miolo" dele), alecrim seco a gosto (eu adoro alecrim, mas cuidado se você estiver utilizando o fresco, coloque uma quantidade bem menor para que seu sabor não se sobreponha aos outros ingredientes, afinal, equilíbrio é tudo), 1 colher de sopa de azeite (o mais cheiroso que você conseguir encontrar. Ele é parte da alma do prato, e acredite, faz toda a diferença o azeite que você usa. Pesquise, experimente e escolha o seu preferido. Nesta receita usei um espanhol que tem um aroma tão perfeito que beira divino...), 2 xícaras de chá de hibiscos (usei um que vem as pétalas de hibiscos secas e soltas, não sei como  ficará o chá de saquinho, acredito que não terá a mesma acidez. Neste caso, se você preferir, pode adicionar sumo de 1/2 limão, mas atenção, só no fim do cozimento!!! Colocarei o momento indicado na receita), água fervente o quanto baste e sal a gosto (neste caso usei flor de sal, mas você pode usar sal comum).

 
Pique as linguiças e coloque na panela, sem o azeite (se você colocar o azeite agora, metade de seu sabor e aroma se perderão). Ligue o fogo médio e a deixe cozinhar no próprio liquido até que doure. Acrescente o alho só até ele ficar translúcido. Acrescente o alecrim seco, os tomatinhos cereja e o azeite. O tomate vai soltar um caldinho ao se aquecer. Deixe secar um pouco. Aproveite para sentir o aroma dos temperos com o azeite (pra mim é um dos melhores do mundo...). Dica: a intenção, nesta receita, é que o tomate espalhe sua cor e sabor pelo arroz, mas ele se desmancha bastante neste processo. Se você quiser tomatinhos mais firmes, coloque-os ao final do cozimento (indicarei o momento).

Depois que o caldinho dos tomates secar, acrescente o arroz. Deixe que ele refogue e vá mexendo até ele desgrudar do fundo da panela. Acrescente o chá de hibiscos até ele tampar o arroz (algumas linguicinhas ficarão para fora e é provável que sobre um pouquinho do chá). Acrescente o sal e mexa para que fique soltinho. Prover para verificar o sal. Você já vai sentir a acidez suave do chá de hibiscos. Vá acrescentando a água fervente aos poucos, sempre mexendo, para cozinhar o arroz (como se fosse um risoto). Dica: Você pode controlar a acidez colocando mais água ou mais chá na hora do cozimento. A idéia é que o arroz cozinhe sem se desmanchar, mas que fique com um caldinho (também como um risoto), então vai chegar um momento que ele estará assim:



Neste estágio, o arroz já está cozido e você consegue ouvir o crepitar no fundo da panela, mas ainda há algum líquido (espesso) na superfície. Se você misturar o arroz este líquido superficial some. É hora de desligar a panela e tampá-la por 5 minutos antes de servir. Dica: Se você não tiver o chá de hibiscos, ou preferir utilizar o limão, esta é a hora de acrescentá-lo. Se você quiser os tomatinhos inteiros, este também é o momento.
Enquanto o arroz descansa, você pode fazer uma saladinha rápida. Como hoje está fazendo muito calor, decidi por uma salada de melão bem fresquinha. Basta cortar o melão em cubos, acrescentar azeite, sal e alho dourado (ou cebola) - desses que já vem prontos, que podemos achar na parte de temperos do supermercado. Se você quiser pode acrescentar algumas folhas (como alface por exemplo). Neste dia eu queria só os melões mesmo. E... Voilà!

 Cremoso, cheiroso e gostoso. 
Pergunta se sobrou??? 

BERTHA
Cozinha dos vurdóns



Comentários

  1. Parece saboroso.
    Uma receita a colocar em prática cá em casa.

    Beijinhos

    5 estrelas brilhantes do meu céu

    ResponderExcluir
  2. CARLOTA,

    Tenho certeza que vai gostar, essa realmente ficou boa.
    Obrigada pelo carinho, Bertha,
    e 5 bjs da cozinha toda.

    ResponderExcluir
  3. Ummmm, arroz! Que bom! Acho que até vai ser bom sem a salsicha calabresa... Essa do chá de hibisco parece-me genial. Hoje comi uma porção de arroz selvagem+ arroz integral+ mais pimentos vermelhos assados no forno. temperei com azeite cru e tomilho que tenho no jardim. Não me apetece carne agora...
    Beijos para a cozinheira+ cinco!
    o falcão

    ResponderExcluir
  4. Essa história de tomilho fresco é genial. Então retire a calabresa e o alecrim. Acrescente oregano e tomilho.
    Muito bom, as carnes também andam devagar por aqui, as calabresas descem bem...

    5 mil bjs grandes - de todas as 5/e o meu Bertha

    ResponderExcluir
  5. Cozinha dos Vurdóns,

    Que bonito prato pois delicia os olhos. Deve ser muito bom. Não sabia que o chá de hibiscos era ácido.
    Julgo que já o bebi no chá vermelho com várias misturas mas nunca bebi sozinho!

    ResponderExcluir
  6. Ana, ele (o chá) é muito bom e sua acidez é facilmente controlada. Modifica o sabor da comida, evita aquele gostinho de gordura que porventura fica da calabresa.
    Experimente, é fácil e muito saboroso, a salada cai como uma luva.

    5 grandes bjs de volta e o meu,

    Bertha

    ResponderExcluir
  7. Uhmmmm, vou tentar este fim de semana.
    Depois digo como correu.


    5 grandes beijinhos

    Blue

    ResponderExcluir
  8. É impossível ler sem 'babar' :) Gostei particularmente da dica para cortar o alho.

    Abraço quíntuplo e parabéns à Bertha!

    ResponderExcluir
  9. Blue, vc é o nosso orgulho ... bjs grandes

    ResponderExcluir
  10. R

    Coisas de Bertha, assim me dizem.
    Obrigada e essa dica realmente funciona.

    abraços das 5

    ResponderExcluir
  11. Eu não conhecia a flor do hibisco, por estos dias aprendi a utilizar como aromatizante da água, e nem imaginava que se podia utilizar em outras coisas, Amei a receita aqui, e vou fazê-la .

    Muito Obrigada

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Sejam todos bem vindos.

Postagens mais visitadas