COVERSAS NA COZINHA - ARMIANCAS, SARMIANCAS E A LIVRARIA KALKI

Oreste Kiprensky (1819) "Gypsy Branck)

Enquanto isso, em Espanha, mais uma decisão no mínimo contraditória. O Supremo Tribunal absolveu os membros da livraria Kalki. Liberada de condenação a Literatura Nazista – mesmo que saibamos da hipocrisia de muitos governos em fazer vistas grossas. Elogiar e enaltecer um pedaço vergonhoso da história e seus desdobramentos catastróficos, definitivamente não é a melhor saída. 
Nos reunimos para falar de Toulouse, colocar na mesa, encaixar peças. Inevitável esquecer Espanha e as últimas notícias.


Assim foi, estive em Toulouse (Fr) em meados de Abril deste ano e o tempo instável permitiu que nem a chuva nem o verão que se ensaiava, poderiam me desanimar. Fui visitar Stª Etienne – a Igreja, cuja memória guarda de forma despercebida muitas coisas interessantes. Construída de forma muito mais estranha que os relatos comuns e tendo todos os seus eixos adaptadas a época de cada modificação, ela impressiona.


A Catedral de St-Etenne acha-se na Place do mesmo nome junto à fonte mais antiga da cidade.

Entrada lateral stª Etienne



A cruz em dourado, junto a uma de suas saídas e entradas merece atenção absoluta. É história e verdade contada por artista da época e que com certeza passou despercebida pela Igreja Católica.
Outra entrada lateral/parece a principal
seu estado real hoje





A entrada principal
















Ok o que isso tem a ver com saladas, ou melhor, com Armiancas ou Sarmiancas?

ARMIANCAS OU SARMIANCAS – todas são saladas. Aprendi que em situações especiais as preparações devem ser especiais e que no fundo um bom prato de salada pode fazer a diferença numa conversa, na hora de fechar um negócio, de comemorar um aniversário e por aí vai.

Tomates, queijo, espinafre e manjericão (ou basílico) – Tomates são fáceis de se achar quando se viaja, alimentam e tem um sabor agradável, queijo é nutritivo e rico em proteínas – alimenta, manjericão é agradável além de ser um excelente remédio natura, mantêm o corpo alerta, forte.

As Sarmiancas da Maylê – são as saladas das nossas mães, sempre com o intuito de alimentar o corpo e a alma, levam consigo uma indicação qualquer que nos ajuda em determinada hora. As Armiancas são saladas comuns, servidas no dia a dia, com o objetivo apenas de alimentar e enfeitar. Podem também ser pratos com algum tipo de trigo mais grosso, como por exemplo, a salada de arroz negro, de macarrão e assim por diante. Mais uma vez, isso não é regra, Maylê Fia, Mariah e Madrinha Zuleika, costumavam ensinar assim e assim fazemos até hoje.

 Sarmianca de Pepino, uva passa e tomates, no molho de iogurte. Aqui com outro nome, acaba por ser a mesma coisa. Muito usada na Grécia, Afeganistão e outros. (O pepino aumenta a capacidade respiratória porque limpa os pulmões, a uva o limpa o sangue, o tomate refresca o corpo e o iogurte dá sustentabilidade, proteína).
Quando o alimento é tratado com respeito, ele retorna as graças para quem se alimenta e isso gera saúde, paz e entendimento. Isso é mais que misticismo, isso é pesquisa de campo, são anos de estrada e tabulação. Acho que São Bento aprendeu com ciganos a guardar informações desse tipo, usando a escrita e os caderninhos. Os ciganos guardando em suas lendas e tradições.
 Palmitos, abacate, cebolas, azeitonas, tomates e salsa fresca (com essa você vence o mundo, tem proteína, colesterol bom, uma boa porção de gordura, atribuídas ao abacate, azeitonas limpam nossas veias, estabelecem o potássio e o sódio, palmitos, mantêm o fígado limpo, salsa fresca ganha hoje o status de equilibrar as células, mantendo-nos mais jovens)

Continuando... Precisa estar com a mente aberta e o espírito alerta. Precisa estar disposta para dois dias de visitas a afrescos e rebordos... Um estudo que mais tarde eu conto. Enfim as nossas Sarmiancas.

Uma boa parada é no café do Paul na estação de Metro de Toulouse, pra tomar um café e comprar um pão frances (sempre vale a pena).
Pão, fruta da estação e queijo (o mais famoso e desprezado por todos, o melhor – alimenta, nutre e refresca, além de te dar tudo o que você realmente precisa pra sobreviver, andar e continuar andando, a comida principal durante séculos a fio).


Não é a toa a fama desse país - os queijos são divinos.

Cerejas, tomates, cebolas e azeitonas (as cebolas limpam o sangue, ajudam a regular a disposição da digestão, além de manter longe das gripes).

Os Vidal da França - música e tradição.
 


Tomate, queijo de cabra e hortelã (daqui o hortelã afasta a gripe e deixa você se refrescar por dentro, limpa o intestino e clareia suas idéias)


 Como ninguém é de ferro e vamos dar a César o que é de césar, tortinhas de Maça, pera e Franbroesa, logo na saída de stª Etienne, sem comentários. Os doces franceses são um capítulo a parte. 

 









 O lugar é agradável e o sr que me atendeu muito gentil.


Debailleul/Toulouse
E assim, passei por Toulouse na certeza de ter deixado pra trás muitas outras coisas, mas cumpri com o referido Maktube. Na frente da igreja stá o foço mais antigo de Toulouse, hoje desativado. As pessoas passam como eu passei por aqui, tem muita coisa nessas ruas e muitas histórias nessas construções, aqui era palco de apresentações dos artistas ciganos, salvaguardando a loja ao lado que ainda mantem a tradção do cobre e suas peças ornamentais, Staª Etienne guarda nos seus tapetes, nas conchas vieiras, no seu São José e na cruz de entrada algumas dessas histórias, simples, do cotidiano da época. Pra nós, contou um pedaço das nossa vidas.

Cozinha dos Vurdóns

Comentários

  1. Cozinha dos Vurdóns

    Mais uma verdade pouco conhecida.
    Obrigada pelas informações, a ignorancia nos deixa de mãos e pernas atados. Gostei de Toulouse pelos olhos de vocês e gostaria de ter estado lá. Fica pra próxima.

    muitos beijos a todas,

    Maylê Fia, a rainha

    ResponderExcluir
  2. Gostei de ler o post.
    Tanta coisinha apetitosa por aqui!
    Gosto de saladas.

    Um beijinho para as 5

    ResponderExcluir
  3. Nais tuke minha rainha, sempre mil beijos e sempre haverá mais uma viajem. Faremos juntas, todas.

    amam maylê, aven sastimôs

    ResponderExcluir
  4. Oi Isabel, bom vê-la por aqui, bjs das 5.

    ResponderExcluir
  5. OLá, ôi! amigas! Mesmo um pouco sumida, aqui volto ao vosso cantinho, onde me sinto sempre bem e protegida!
    Sempre bom "ouvi-las" a falar de coisas sérias e tão boas.
    Olá, Lu! Que linda!
    Um beijo muito grande do falcão (aliás, 5 beijos!)

    ResponderExcluir
  6. Mais uma palavra: adoro o Kiprensky -que tive a sorte de ver em Moscovo! Retratos maravilhosos como este que aqui deixaram!
    Cheios de alma!
    mais 5 beijos
    o falcão renascido das cinzas (?)

    ResponderExcluir
  7. Primeiro para além da receita tenho que focar a pintura que é muito bonita. Aliás devo agradecer porque estou a aprender imenso de pintura aqui no blogue. Não conhecia nehum dos quadros expostos.
    Estive em Toulouse mas não visitei esta igreja. Adorei o post e as receitas.
    Grata por todas estas mais valias. Bjs. :)

    ResponderExcluir
  8. Mais um excelente post sempre bem acompanhado gastronomicamente falando.
    Gosto muito de saladas, legumes. Uma semi-vegetariana.
    É sempre bom aprender com as estrelas, o que nos faz bem.
    Gostei muito de ver uma estrela na foto, eheheh.
    5 beijos!!!!

    ResponderExcluir
  9. Falcão querida, primeiro retire o ponto de interrogação. Que cinzaz que nada. Maravilhoso vê-la de novo e sempre.

    Como irmã coruja, sim ela está linda.

    5 grandes beijos pra você, pro sr. ratinho e pro Manuel.

    ResponderExcluir
  10. Ana, percebemos que os artistas que retrataram os ciganos ao longo dos séculos são muito divulgados - dentro do tema rhons - suas telas são quase que escondidas. Descobrimos e catalogamos pintiras, telas e quadros. Vamos postando devagar. Particularmente desconhecia a do Cavalcanti (já postada) e além do mais, usam a figura sem colocar a procedencia, isso é no mínimo feio.

    É sempre bom vê-la por aqui.

    bjs grandes - 5

    ResponderExcluir
  11. Carlota, nossa fada,

    as estrelas só podem ser vistas quando uma alma especial as enxerga com olhos humanos.

    Nais Tuke

    5 bjs

    ResponderExcluir
  12. Estão cheias de razão com a vergonhosa sentença do caso Kalki, a legislação espanhola sobre racismo e xenofobia tinha que estar já reformada, e não é assim, não sei do que estão à espera.
    Entretanto, comer é um prazer, genial, sensual...
    A cozinha francesa, insuperável: pão com queijo, holala!
    As duas mulheres do post, belíssimas. Bonita foto e bonita pintura (creio que a gypsy tem na mão um ramo de alecrim, creio!).
    Toulouse, cargado de "embrujo".
    Beijinhos para as cinco nesta fresquinha manhã.

    ResponderExcluir
  13. Oi maria, também acho que é alecrim. O problema da legislação de liberdade de imprensa na Espanha é séria mesmo. Essa situação nos deixou sem ar. Achamos que mudará, existem muitas pressões para isso, inclusive dos livreiros.

    bjs - 5 dos grandes.

    ResponderExcluir
  14. Gostei deste intercalar de coisas boas: as saladas, presença constante cá por casa, sobretudo agora, em pleno Verão, e as doçuras de França. Estive por Paris em Fevereiro e parecia hipnotizada em frente aos doces e aos folhados.
    Beijos para todas :)

    ResponderExcluir
  15. Oi Sara, o bom é os doces franceses em geral são bem delicados e de gosto suave. A disculpa para comé-los são as saladas.

    bjs - 5

    ResponderExcluir
  16. Cozinha dos Vurdóns,
    O filme "a Infância de Ivan" é duro, impressionante, é sobre a 2ª Guerra Mundial, na infância deste menino. Os problemas raciais, genocídio, ...
    Venceu o Leão de Ouro em Veneza, não me lembro da data.

    5 Bjs e obrigada pela curiosidade. :)))))

    ResponderExcluir
  17. Obrigada Ana, vou procurar saber melhor, talvez na locadora.

    5 bjs e mais uma vez, valeu.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Sejam todos bem vindos.

Postagens mais visitadas