SLAVA A SARA KALÍ

SANTA SARA KALÍ, NOSSA AMIGA E COMPANHEIRA.

O PÃO DA SLAVA

Um pouco dessa e outras histórias ...

São muitas as receitas sobre pães para a Slava – desde a tradicionalíssima feita na Sérvia e na Rússia ou na Albânia, até o Manrô, feito no Brasil, na Espanha e Portugal. Os pães sem fermento, preferidos das mais velhas.
Dentre todas as vastas informações, algumas são bem definidas, não se usa faca, o pão deve ser dividido com as mãos. 


Os mais velhos presidem a cerimônia, rica ou simples, sempre bela, as orações são cheias de emoção e devoção. Nesse ponto encontramos muitas Slavas a São Nicolau ou Nicolai, onde o padre da Igreja Ortodoxa vai até a residência da família e preside a cerimônia. São Jorge e São Miguel também são lembrados. A vela para a cerimônia, o início das festividades variam entre 6 horas da manhã com o raiar do sol ou às 12 horas.


Encontramos o Pão com frutas e o Pão Santo. E por fim o que mais conhecemos, o Kolaco, o qual muitos chamam de Manrô. O malay ou pão de milho.




veja mais sobre essa tradição: 



Bom, pouco fermento ou nenhum é o ideal, por isso postamos uma receita de fermento natural muito boa. É essa receita que fazemos, se parece muito com o preparado antigo e mesmo que tenhamos sempre a nossa Santa Sara em pensamento, todo ano, fazemos a sua Slava – festa de agradecimento – o nosso pão é simples e quase sem fermento, de sal e redondo.



Pão, o alimento sagrado da humanidade, em todas as devoções e momentos difíceis esse alimento foi escolhido e lembrado. Pedimos a Deus que o abençoe em nome de Sara, nossa amiga e companheira. Ela cuida de nós perante Deus.


 São comuns os pães com os símbolos dos santos, especialmente entre os membros da Igreja Ortodoxa.
Separamos 5 receitas de pães especiais e digamos assim, religiosos, carregados de crença e fé, devoção e respeito.
 
 Pão ázimo ou asmo, matzo (ídiche) matzá (hebraico), מַצָּה, é um tipo de pão assado sem fermento, feito somente de farinha de trigo (ou de outros cereais como aveia, cevada e centeio) e água. A preparação da massa não deve exceder 18 minutos para garantir que a massa não fermente. Esse é o pão da fuga do antigo Egito.

 
MATZÁ:

2 xic. de farinha
1/3 xic de azeite de oliva
1/2 de xic de água
1 colher de sobremesa de sal

Modo de Fazer:

Pré-aqueça o forno no máximo. Misture a água ao azeite. Acrescente a farinha e o sal e forme uma massa homogênea. Divida a massa em 12 pedaços. Jogue farinha na mesa e abra a massa com ajuda de um rolo cada pedaço bem fininho, a massa fica quase transparente. Coloque em assadeiras (não é necessário untar). Com o forno bem quente,  é sério, são 2 minutos de um lado e 1 minuto do outro. O segredo é deixar crocante e douradinho, mas sem queimar. 

Dica: Eles saem do forno parecendo que ainda não estão totalmente crocantes, mas eles secam em seguida.

 PÃO SÍRIO: 

Ingredientes: 

- 4 copos americanos de farinha.
- ½ colher de sopa de fermento biológico.
- 1 colher de sopa de açúcar.
- 1 colher de chá de sal.
- 1 ½ de água (aproximadamente, mais essa é a base)

Modo de Preparo: 

Em uma travessa funda, misture bem a farinha e o sal.
A parte misture o fermento, o açúcar e meio copo de água na temperatura ambiente.

Faça uma abertura no centro da farinha e coloque nela a mistura do fermento, deixe o reservatório coberto sem mexer o conteúdo por dez a quinze minutos, nessa hora você vai ver uma espuma, então é hora de misturar a farinha com a mistura do fermento e a água restante, o uso da água depende da umidade ambiente e do tipo de farinha por isso é impossível prever. Comece a a prestar atenção na quantidade exata de água, mas a massa deve ficar mais úmida do que a massa de pizza por exemplo.

Deixe a massa descansar por 10 minutos.

Divida a massa em porções medias e solve. Faça bolas com um pouco de farinha para não grudar e deixe descansar por 3 horas. Abra as bolinhas da massa com a mesa enfarinhada e ela deve ser fina, na espessura de meio centímetro aproximadamente.

Dica: Abra um pano de cozinha limpo em uma numa bandeja, polvilhe o pano com um pouco de farinha, coloque o disco da massa aberto no pano com farinha, polvilhe mais farinha por cima dele, cubra o pão com o mesmo pano ou com outro, repita a operação até acabar os pães, sempre com farinha polvilhada dos dois lados.

Deixe descansar em cima do fogão ou em um local aquecido, por 30’. Pré-aqueça o forno para a temperatura de 300 graus ou maior.
Use a própria base do forno para assar os pães. Um de cada vez, até ele estufar e ficar dourado por ambos os lados. Pode ser que precise virar o pão enquanto assa.

KOLACO (Pão Cigano) Este pão para os Romani é servido nas festas de batismo, casamento, slava’s e não deve ser cortado com faca.

Para os curiosos sobre a magia desse pão, ela está no respeito com que esse pão é feito, na devoção e na crença da benção e do respeito pelo santo protetor da família.

INGREDIENTES PARA 3 PÃES.

- 1 quilo de farinha de trigo
- 1 litro de leite morno
- 50 gramas de fermento para pão (opcional)
- 3 ovos inteiros
- 1 colher e meia de manteiga
- sal a gosto
- manteiga derretida
- 1 punhado de Erva-Doce (opcional)
- 1 pouco de Cravo da Índia (opcional)
- Canela em casca

MODO DE PREPARAR.

Misture a farinha de trigo e o fermento dissolvido no leite morno. Acrescente os ovos e a manteiga, e 1 colher de sopa de sal, trabalhe a massa, sem sová-la. Coloque um pouco do cravo e da canela em pó se quiser e também erva doce. Nós não colocamos.
Deixe descansar coberta com um pano úmido, até dobrar de tamanho.
Forme três pães redondos, e coloque num tabuleiro untado e polvilhado com farinha de trigo. Cubra e deixe descansar mais 3 horas. Derreta 3 colheres de manteiga (sem queimar) e regue os pães. Coloque para assar em forno pré aquecido a 250 graus, por 40 minutos aproximadamente. Ele precisa estar dourado. O formato do pão deve ser redondo.

O Pão - o alimento de todas as travessias, de todas as estradas.

PÃO COM FRUTAS, o predileto das crianças:

1 kg de farinha de trigo integral
2 tabletes de fermento biológico
2 copos duplos de água morna
1 xícara de óleo, menos 2 dedos,
1 colher de chá de sal marinho
4 colheres de sopa de açúcar mascavo
1 xícara de frutas cristalizadas cortadas em pedaços pequenos e coloque 1 lata pequena de ameixa preta em calda, reserve 4 colheres dessa calda para a mistura das frutas,
½ xícara de uva passa – a preta fica melhor

MODO DE FAZER

Dissolva o fermento na água morna e acrescente o açúcar, a farinha, o óleo e o sal.
Amasse bem. Misture as frutas e divida a massa em 2 partes iguais. Unte 2 fôrmas e deixe a massa descansar coberta por três horas ou até que dobre de volume.  Asse em forno quente, aproximadamente 40’. Pode pincelar a gema se quiser ou passe o pano com manteiga derretida. Esse é um dos nossos prediletos.

FERMENTO NATURAL

FERMENTO NATURAL – Levain –LEVEDO – SITE: http://www.vegetarianismo.com.br

50 gr de farinha de trigo, 50 gr de farinha de trigo integral, 75 ml de água.

1. No primeiro dia, misture tudo em um recipiente vitrificado (vidro, cerâmica etc). A massa não deve ficar nem muito dura nem muito mole, sua consistência deve se aproximar à de purê de batatas.
2. Cubra com um pano de prato limpo ou papel absorvente, prenda com um elástico e deixe repousar em local escuro, ventilado, sem barulho ou trepidações.
3. No segundo dia nada deve ter acontecido.
4. No terceiro dia em diante, dependendo da região (temperatura) a atividade de microorganismos já pode ter iniciado. Essa atividade pode ser notada com o aparecimento crescente de bolhas de ar na superfície da mistura.
5. Quando a formação de bolhas for bastante evidente, indica que a mistura já fermentou e deve ser alimentada.
6. Junte 25 gr de farinha de trigo, 25 gr de farinha integral e cerca de 35 ml de água. Misture tudo, torne a cobrir o pote e deixe mais 12 horas.
7. Após as 12 primeiras horas que seguiram desde a primeira alimentação verifique o fermento. Se estiver novamente com bastante bolhas na superfície é hora de alimentar novamente.
8. Continue alimentando o fermento a cada 12 horas por pelo menos 5 dias.
9. Após 5 dias alimentando o fermento diariamente, este já tem força e estrutura suficiente para ser transferido para um tupperware maior e passar a habitar a geladeira.
10. Alimente o fermento novamente (sempre com a mesma medida indicada de água e farinhas) após o fermento voltar a crescer já pode ser levada a geladeira.
11. De agora em diante alimente seu fermento 2 vezes por semana seguindo as instruções.
12. Quando o volume do fermento estiver muito grande, retire 1/3 da mistura (use, dê pra um amigo)
13. O ato de retirar uma parte do levain e tornar a alimentá-lo recebe o nome de “refresca”. Sempre que for usar o levain é preciso retira-lo da geladeira, alimentar, e esperar crescer para só então usar.

De agora em diante cuide bem do seu levain, lembre-se que ele é um ser vivo! E você cria um! É como ter um gato, um cachorro, corriqueiro. O meu foi batizado de Ferran, que significa padeiro em árabe. E o seu?

O que muda no nosso? Fazemos apenas com farinha de trigo integral ou usamos a técnica do pão simples que fica a noite inteira esperando para ser assado no outro dia. Escolha o seu e faça, de qualquer maneira, pão é pão. Santo e sagrado alimento.

O Pão de milho ou malay, o pão Santô e outras receitas já estão postadas, é só procurar um pouquinho. 

MAYLÊ SARA KALÍ

SANTA SARA

A  ela devotamos nossa luta, no cumprimento das nossas obrigações enquanto mulheres, pessoas, seres humanos e descendentes. Que Deus a guarde sempre e que ela nos ensine a tolerância, a paz e o discernimento. E que todos sejam abençoados com o pão que dá a vida e transforma a alma.

 Santy Sara, á Kalí,  say mayri amam dya Deous.

Cozinha dos Vurdóns


Comentários

  1. O pão tão necessário, um alimento simples e por vezes complexo no fabrico...
    Parabéns pelo post e muito obrigada pelo comentário na minha janela!
    :)

    ResponderExcluir
  2. Querida Ana, é um prazer passar por lá, objetivo, direto, claro.

    No dia a dia faço o pão de de máquina. Divino.

    5 bj

    Cozinha dos Vurdóns

    ResponderExcluir
  3. Respostas
    1. Kolaco ou manrô,

      amamos por aqui.

      bj grande

      Excluir
    2. Hoje eu fiz o PÃO COM FRUTAS!
      Comemos ajoelhados! É divino! Tirei muitas fotos!
      Gostaria de publicar no meu blog com os devidos créditos a vocês, lincando o COZINHA DOS VURDÓNS. Vocês concordam?
      MANRÔ SAINT é o nome deste pão? KOLACO é outro nome?
      Beijinhos s2

      Excluir
    3. Olá Maria,

      Claro que pode, ele é bom mesmo.

      Manrô Saint - pão santo e fazemos na Slava (festa santa) de santa sara e Kolaco também é pão, mas normalmente não leva fruta.

      ficamos felizes que tenham gostado,
      que Sara os guarde na palma de sua mão.

      bj grande de todas nós.

      Excluir
    4. ... que Sara nos guarde na palma de sua mão!!!

      Obrigado e quando eu publicar, aviso vocês! Vou publicar com o nome de Manrô Saint - Pão com Frutas.

      Beijos e abraços!!!

      Excluir
    5. ficamos no aguardo...
      curiosassssssssssss

      bj grande

      Excluir
    6. Post prontinho no Fare la Scarpetta!

      O meu blog tem uma visualização dinâmica e não está abrindo na sua totalidade! Já reclamei!

      Dá para ver a postagem toda, mas não dá para comentar neste momento! Breve dará!

      Um beijão para as cozinheiras!

      Acesse aqui: http://farelascarpetta-mariagloriadamico.blogspot.com.br/2013/07/manro-saint-pao-cigano-com-frutas.html

      Excluir
    7. Grazie a tutti i cuochi.

      Bacione e abbraccione!

      Excluir
  4. Olá, boa noite
    como estou feliz aprendendo um pouquinho de tanta sabedoria escondida nos tempos e de tão pouca informação que a nós chega e como sempre não são muito favoráveis ao povo que ama a Deus e sua Santa Sara Kali. Que Deus vos abençoe muito povo da liberdade, da musica e da natureza.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seja bem vindo Túlio,

      Puxe o banquinho e tome um tchaiô ou um café, tanto faz, aqui a gente tenta trazer o máximo de verdade e realidade de uma nação, escondida e esquecida pelos governos de quase todos os países. Lutamos para que os nossos não pereçam jamais.

      um abraço das cozinheiras

      Excluir

Postar um comentário

Sejam todos bem vindos.

Postagens mais visitadas