RECEITAS DE GENTE ANTIGA

                                                                                  RECEITAS DE GENTE ANTIGA



EMPADA DOS 3 PINGOS

3 ovos,
1 xícara de leite,
1 colherinha de sal,
1 xícara de óleo (menos 2 dedos),
3 colheres (sopa) cheias de queijo ralado,
2 xícaras de farinha de trigo,
1 colher de sopa de fermento em pó.
Coloque tudo no liquidificador e bata bem. Quando estiver bastante uniforma, coloque 1 colher de sobremesa de massa em cada forminha já untada de óleo. Leve para assar. Quando estiver começando a dar um dourado firme na massa, retire e pincele gema com azeite.

As vezes a gente picava, bem batidinho manjericão ou orégano por cima, essas saiam pra casamento de gente chique, hoje ninguém mais liga, isso é tudo bobagem. (Mrayá Góis).

PÃO DE DENTRO DE CASA

Hoje é mais fácil, antigamente a gente é que fazia de um tudo na cozinha, de ascender o fogo a fazer o pão, hoje a gente compra pronto. De vez enquando eu faço assim:

1 copo de leite
½ copo de água,
1 ovo,
1 colherinha de açúcar,
Sal a gosto – 2 pitadinhas,
1 colher de sopa de manteiga,
½ kg de farinha de trigo,
1 colher de sopa de fermento.

Dissolva o fermento num copo de água morna, depois faça um buraco na farinha e vá pondo todos os ingredientes e misturando, sove bem. Unte uma forma, coloque o pão e deixe ele crescer mais ou menos 30’, coberto com um pano úmido. Leve pra assar em forno quente.

CEBOLAS E TOMATES RECHEADAS - me lembro bem quando chegou o primeiro pote de maionese, era comida de domingo. Refrigerante e azeitona.
Isso é a coisa mais boba que tem, fica muito bom e é rapidinho. Quando a família se junta e tem um aperitivo antes do almoço, dá gosto de vê o povo comer.

CEBOLA:
6 cebolas grandes,
1 lata de sardinha ou atum,
Molho de maionese,
4 ovos cozidos,
Alface,

Afervente as cebolas em água e cravos, uma pitadela de sal e um fio de azeite, corte a tampa esvazie o miolo com cuidado para não rasgar as cebolas. Numa vasilha misture a sardinha, os ovos picados e o molho de maionese. Lave e pique as alfaces, forre a cebola e recheie com o creme. Sirva com pimentas e alfaces.

TOMATES:
6 tomates grandes,
1 maço de agrião,
Molho de maionese,
Sal, pimenta, azeite, cheiro verde e vinagre.

Lave os tomates e corte a tampa na parte inferior, retire com cuidado o miolo. Pique o agrião e tempere com os temperos. Recheie os tomates e por último, lá na parte de cima, coloque um pouco de maionese.

(Mrayá Góis). 1984 – não falava muito do passado, fugiu com um  lavrador da região de Gontijo e nunca mais teve notícia dos 4 irmãos, mão e pai. Nessa ocasião eles cuidavam de umas terras no interior da Bahia. Sempre morou em casa. nas colheitas de ano, conheceu Theodoro  Café. Tornou-se cozinheira de uma fazenda no interior de Minas Gerais e por lá viveu até 1998. Ainda cozinhava divinamente bem na época. A Maria gogó – diziam que quando era mais nova só cozinhava cantando, depois da morte do seu marido e filho, nunca mais cantou, mais continuava cozinhando muito bem.
COZINHA DOS VURDÓNS

Comentários

Postagens mais visitadas