BOLO DE QUEIJO DOS CIGANOS

QUEIJADA – O BOLO DE QUEIJO DOS CIGANOS/ ENTRE MINAS E GOIÁS, ESPANHA E PORTUGAL.

 No interior é assim, vai dando 4 horas da tarde sobe um cheiro maravilhoso. De café algo mais, seja de pão de queijo, de broa ou de bolo. É hora da merenda, do lanche da tarde, da parada dos cavalos, do descanso dos Vurdóns. Nas trempes ou no tripé, começa a ser preparada a janta. Os locais que seguem essa tradição nas grandes cidades sabem que a receita funciona. Sempre há um saudosista a espreita. 

   Há alguns anos chegamos à conclusão de que é isso que acontece no interior de vários países, e que seja com chá, café ou suco, sempre tem um acompanhamento próprio de cada região. Muito do que se faz nos Vurdóns, se faz nas cozinhas, mudando uma ou outra coisa, quem não se recorda de receitas antigas ou novas. Mudamos os ingredientes, alcançamos novas tecnologias de alimentos e começamos a fazer o caminho inverso. Precisamos de tempo para saber como vão às outras pessoas, para acalmar o coração e revigorar a alma de boas lembranças e tentar resolver as ruins. Já sabemos que paladares e cheiros nos trazem boas recordações. Brasil, Portugal e Espanha, três países, três formas de contar, uma só forma de comer – eita povo que gosta de uma boa mesa. 

Aos imigrantes, que fizeram de outros países sua pátria mãe, um pouco do que nos une. A culinária, a cozinha dos viajantes, A Cozinha dos Vurdóns.

Separe 1 litro de coalhada fresca sem o soro ou 1 kg de queijo fresco coalho (prefiro o segundo), junte 300 grs. de açúcar e a casca de 1 limão, misture. Acrescente 100 grs. de manteiga (com sal) – dá um tablete e misture bem direitinho ou bata na batedeira. Coloque uma colher (sopa) de limão e continue misturando. Vá colocando aos poucos a farinha. Mais ou menos 1 kg. Bata 3 ovos inteiros e acrescente mexendo com uma colher de pau.

 Bolo de queijo - queijadas

Pra finalizar coloque 1 colher de sopa de canela moída (se quiser), 1 pitada de sal e 2 xícaras (chá) de queijo ralado – meia cura – meio grosso. Misture bem e despeje numa forma untada e enfarinhada. Asse em forno quente entre 20 a 30 minutos.

 queijadas - com iogurte cremoso

Ops: caso escolha a coalhada fresca, coloque 350 grs. de açúcar. Se quiser pode usar farinha com fermento, mais pessoalmente não sou muito fã.
Com um cafezinho fresco, não dá pra quem quer.

Cozinha dos Vurdóns

Comentários

Postagens mais visitadas