SOPA - as ADJAS da Bhá Kalinka

ADJA - Assim a Bhá Kalinka chamava a sopa, filha de imigrantes Franceses e Russos, ela contava histórias que nunca viveu, mas que não saiam de suas lembranças, assim como suas lições não saem da nossa. Sua mãe dizia que seu nome lembrava uma fruta doce e muito especial e que debaixo de sua pequena sombra, grandes amores e uniões se formavam. Costumava cozinhar na cozinha de fora, um pedaço de chão vermelho, nos fundos da casa. 
Com telas altas e sem paredes, era seu fogão e seu forno de lenha que reinavam. Seus caldeirões ou caldeira como chamava. Na vastidão do seu quintal, ela dava abrigo a famílias ciganas, andarilhos, as quais as parturientes já estavam na hora de dar a luz.
Ponto de água tem, tem comida e tem respeito, aqui ninguém manda, só eu e o Romão, aqui eles podem ficar. Isso aconteceu nas décadas de 30 a 60. Fácil não é, mas o que é que eu quero levar dessa vida? Nada. O que temos é pra alimentar e vestir os nossos irmãos e já tá bom demais.



Coloque 500 grs de lentilha de molho pelo tempo que preparamos os temperos. Numa panela alta, coloque bacon picado – 2 colheres de sopa, cebola, 1 alho amassado, 1 colher de sobremesa de sal e 2 tomates cortados em cubinho. Acrescente 2 colheres de sopa de azeite e refogue tudo sem deixar queimar. Acrescente a lentilha escorrida e refogue, ponha então 1 pitada de cominho e 1 de pimenta do reino.

Deite 1,5 litros de água e deixe ferver até o ponto que quiser. Gostamos da sopa mais grossa, portanto deixamos mais tempo. Caso queira, acrescente couve picada bem fina, na hora do refogado das lentilhas. Experimente o sal e sirva. 

SOPA (ADJA) DE LEGUMES

Amasse 2 dentes de alho e corte uma cebola em cubinho, refogue em pouco alho. Coloque um pedaço de frango que tenha osso e tire a pele (1 coxa e sobrecoxa). Ponha uma colher de sobremesa rasa de sal e 1 litro de água. 
Pique 1 batata grande, 1 cenoura grande e 1 pedaço de abóbora ou moranga, tudo em quadradinho bem pequeno e junte  à sopa. Retire o frango e desvie, depois volte pra panela e deixe cozinhar com 1 colher de sopa de açafrão da terra. 
Numa frigideira torre 2 colheres de sopa de fubá e acrescente a sopa, mais só quando a água tiver reduzido pela metade. 

Essa é a melhor sopa que eu já ví pra parturiente, revigora a alma.

SOPA (ADJA) DE RHOMÁ 1

Separe 1 xícara de chá de cada coisa: feijão, espinafre picado, batata cortada, goulash de porco, folha de beterraba picada e folha de brócolis.
Refogue 2 dentes de alho com 1 cebola média ralada e 1 tomate picadinho numa panela alta com 1 colher grande de óleo. Junte o goulash e refogue bem. Acrescente salsinha e cebolinha frescas - 1 xícara de chá dos dois e uma pitada de pimenta do reino. Só agora coloque o que separou junto com o feijão, frite um pouco, coloque 1 colher de sopa de sal e 1 litro de água. Deixe cozinhar por 30 minutos na panela de pressão e verifique o sal. Sirva com limão no fundo do prato.
Uma boa dica é deixar o feijão de molho, ou na noite anterior pra fazer no almoço ou dela manhã para fazer á noite.

 SOPA (ADJA) DE RHOMÁ 2

 Pique 1 mandioca grande em cubos, 2 batatas baroa ou mandioquinha, descascadas e picadas, 300 gramas de costelinha de porco, 2 dentes de alho amassados, 1 colher de sal, 1 cebola grande ralada, 1 pimenta de cheiro picada e 1 pitada de páprica doce. Coloque tudo pra refogar com 1 colher de sopa de azeite. Depois de refogado, acrescente 6 copos de água e deixe cozinhar por 30' na panela de pressão.
Rasgue  umas 3 folhas grandes de couve - sem o talo - abra a panela e veja se a mandioca e a mandioquinha já derreteram, o caldo deve estar grosso. Verifique o sal. 
Coloque as couves rasgadas, misture e tampe a panela, enquanto prepara o prato.
Coloque no fundo da cuia ou terrina de sopa 1/2 limão espremido e 7 gotinhas de molho de pimenta e coloque a adja por cima. Sirva em seguida.
Uma boa dica é não pegue vento depois de tomá-la. Essa é uma sopa forte que faz a pessoa suar.

SOPA (ADJA) DE RHOMÍ 1

Refogue numa panela 2 xícaras de chá de ervilha verde seca, 1 cebola cortada em rodelas, 1 dente de alho amassado, 1 colher de sopa de sal, 1 colher de sopa de manjericão picado e 2 tomates picados com 2 colheres de sopa de azeite e 1 xícara de café de bacom picado.
Depois que tiver bem refogado, acrescente 1 xícara de folhas de beterraba ou de cenoura, mexa e coloque 6 xícaras de água. Ferva por 20' e verifique se está grossa, verifique o sal também. Ponha uma pitada de  noz moscada e mexa. Apague o fogo e sirva.

SOPA (ADJA) DE RHOMÍ 2

Rale no ralador grosso, 1 beterraba crua, 2 batatas grandes, 1 abobrinha verde, 2 cenouras grandes, 1 inhame médio, 1 cebola grande. Amasse 3 dentes de alho e doure com 1 colher de sopa de manteiga. Coloque o que foi ralado e acrescente 1 pitada de canela em pó, 1 colher de sopa de sal - rasa - salsinha e cebolinha. Refogue tudo muito bem e acrescente 5 xícaras de chá de água. Deixe ferver por 20' na panela de pressão. Deve virar um creme. Bata 2 ovos e vá despejando aos poucos e em fio, até cozinharem. 
Essa sopa alegra a alma - dizia Bhá Kalinka
Bhá Kalinka aprendeu a ler e a escrever, mas pra ela, pingo era letra e traço era livro.
Cozinha dos Vurdóns



Comentários

Postagens mais visitadas