Charr Tsulhardo – Cozido do Povo dos Cavalos.

 Charr Tsulhardo – Cozido do Povo dos Cavalos.
Refogue ½ kg de costelinha de porco limpa, com 1 kg de lombo aos cubos, 1 pimenta de cheiro, 3 dentes de alho amassados, 1 xícara de café de bacon picado, 1 colher de sopa de sal e 2 colheres de sopa de páprica doce. Fatie 2 cebolas grades ou pique os quadradinhos. Quando tiver refogado junte 2 litros de água e deixe cozinhar.

Quando abrir fervura coloque 1 xícara de chá de arroz e 1 repolho médio fatiado bem fininho. Acrescente 1 xícara de café de vinagre ou de suco de limão. Pique 3 tomates grandes e limpos e jogue no cozido, tampe e deixe ferver.

Numa frigideira larga, coloque um copo (tipo requeijão) de fubá e torre. Acrescente ao cozido pimenta do reino ou calabresa moída na hora e verifique o sal. Coloque salsinha e cebolinha fresca e picada. Acrescente o fubá e não pare de misturar, não pode embolar. Abaixe o fogo, tampe a panela e cozinhe por mais 1’.

DICA: a costelinha cozinha tanto que derrete, então antes de colocar o fubá, retire os ossos.
Existem variações desta receita que se usa louro e farinha de trigo invés de fubá.

Dª Antônia tem hoje 89 anos, completados no dia 13 de junho deste ano/2010, esse relato foi feito por ela em 1993, no Estado de Minas Gerais. Isso é comida de vaqueiro, de quem campeia e trabalha de sol a sol. Minha mãe contava que meu pai gostava assim, com farinha amarela, de milho e bem socada no pilão ou com fubá, nessa época minha mãe mesmo é que fazia. Os anos passam e a gente se lembra de umas coisas tão bobas, o cheiro do fubá torrado no fogão de lenha, só três cômodos, o quarto do papai e da mamãe, a sala com um fogão de lenha no canto, pra esquentar do frio e um cômodo pequeno que tinha uma bacia e uma tina de lavar as partes e as mãos. O banheiro ficava de fora. Dizem que isso acabou, que nada, é só sair da cidade, das vistas dos grandes que a gente vê tudo isso e muito mais. Voltando as comidas, às vezes ponho mandioca, que já engrossa e às vezes abóbora. Faz bem, hoje quem faz são minhas netas, mas não fica a mesma coisa, panela de ferro é panela de ferro.
Cozinha dos Vurdóns 

Comentários

Postagens mais visitadas