CHAPATI - O PÃO



Chapati – o Pão Indiano que conquistou o mundo.

Para o chapati você vai precisar de 2 xícaras de farinha de trigo (ATTA é a farinha usada na India ou a chapati, do mesmo nome do pão), e é uma farinha integral, entretanto faremos aqui com a normal. Você vai precisar de mais ou menos ¾ de xícara de chá de água morna. 

Amasse até que ela se estique e desgrude das mãos, aí acrescente 1 colher de sopa de azeite ou 1 colher de sopa de manteiga e misture bem a massa. Coloque em cima de lugar enfarinhado e cubra pra descansar por 20’. Amasse novamente e divida a massa em 10 bolinhas. Abra as bolinhas com rolo ou girando nas mãos enfarinhadas, mas tem de ficar fofinho. Coloque uma frigideira pra esquentar e coloque um disco de cada vez, ele vai estufar e ficar com partes queimadinhas. Não coloque um sobre o outro e não cubra depois que sair da frigideira. Assim que estufar o pão – chapati – está pronto.

Caso queira use a farinha integral na mesma medida, mas peneire antes de usar e pode colocar um pouco de sal se quiser. 

 Graças, esse é um pão barato e que serve de base para acompanhar vários pratos da comida indiana, paquistanesa e moçambiquence. É facilmente encontrada nas ruas, sendo vendidas fresquinhos ou com recheios.

 Usa-se recheado de legumes, creme de queijo, verduras e carne. Pode -se também acrescentar ervas na massa, para um preparo aromático, aí indicamos salsinha e cebolinha desidratadas ou alecrim seco.

 Também existem recheios doces, feitos de geléias e pastas. Tradicionalmente o Chapati é o pãozinho do café da manhã dos Indianos, por causa do preparo rápido é  melhor consumido fresco.

Esse é um forno típico de povos nômades na Índia, preparando o chapati em qualquer lugar.

Cozinha dos Vurdóns
 

Comentários

Postagens mais visitadas