PÃO NA CHAPA - Ciganos pelo mundo.

Quem não gosta de pão? Cigano ama pão - kolaco e/ou manrô, chapati, matzá, pay dinah e outros. Em tempos modernos o melhor é preparar pães saborosos de acordo com as mais variadas tradições de família e cozinha. O desperdício é algo muito combatido dentro das famílias e dos descendentes de povos ciganos.Inclusive, diga-se de passagem, de todo aquele que já passou pela falta de comida. Por esse motivo bastante claro, eles aproveitam tudo com os alimentos. Fartura e responsabilidade para os que podem comprar e respeito pelos que não podem ter refeições fartas. A fome transforma os homens em iguais e o PÃO em sagrado.
Porque na chapa ou no espeto? É a base do fogão de um Vurdón, além das trempes, tripés e fornos de barro.Adaptou-se o forno e a cozinha convencional. Viajando pelo mundo com muito bom gosto.

RABANADA SALGADA

Bata no liquidificador ou numa tijela - 250 ml de leite, 1/2 lata de creme de leite fresco, 1 ovo, sal e pimenta do reino. Passe os pães cortados em lascas nessa mistura e ponha numa assadeira levemente untada com manteiga. Polvilhe queijo e asse em forno quente por 20'. sirva quente.
Ou coloque os na trempe de um lado e de outro, por último ponha o queijo em um dos lados e espere começar a derreter.

PÃO COM QUEIJO E ERVAS

Pegue os pães amanhecido e corte ao meio. Faça uma pasta de queijo, alho, sal, azeite e pimenta do reino. Ponha para assar em forno quente até derreter.

PÃO DE NOITE

Amoleça o pão no leite com mel e canela. Coloque uma gota de azeite numa grigideira e aperte os pães até estarem dourados. Para uma xícara de chá de leite, use 2 colher de sopa de mel e 1 colher de café de canela em pó. Pode ser feite na chapa também.

COZINHA DOS VURDÓNS

Comentários

Postagens mais visitadas